DER e concessionária coordenam operação para liberar circulação de caminhões cujo cumprimento é maior de 26 m
 
A Secretaria de Logística e Transportes realiza nesta quarta-feira (18/11) teste na rodovia Anchieta (SP 150) para melhorar o fluxo de caminhões rumo ao Porto de Santos, o maior da América Latina. Para isso, o DER e a concessionária Ecovias vão liberar, a parir das 9h30, a passagem de caminhões maiores do que 26 metros na descida da serra. Esse teste monitorado tem como objetivo aumentar o escoamento da produção pelo Sistema Anchieta-Imigrantes.
 
Atualmente a portaria SUP DER (Departamento de Estradas de Rodagem) nº 046/2013 proíbe a circulação de caminhões e de veículos de transporte coletivo com comprimento superior a 26 metros, entre os kms 40 e 55 da pista sul. Caso os testes comprovem a viabilidade técnica do tráfego desse tipo de veículo, a portaria será revogada, e outra publicada permitindo a passagem de caminhões com até 30 metros.

A iniciativa prevê grande benefício logístico para o transporte de carga, uma vez que a rodovia Anchieta-Imigrantes é a principal ligação rodoviária com o Porto de Santos. Para o secretário estadual de Logística e Transporte, João Octaviano Machado Neto, caso o resultado do estudo seja positivo, vai diminuir consideravelmente o custo do transporte nos produtos exportados a partir do Porto de Santos. “Hoje caminhões com mais de 26 metros são obrigados a dividir suas cargas em duas viagens. A nova autorização vai facilitar o escoamento da produção, baixando custos, dando agilidade ao desenvolvimento e possibilitando a criação de mais empregos."

Ganho logístico e financeiro
Além de ser o maior da América Latina, o porto de Santos tem importância vital na economia não apenas de São Paulo, como de todo o país. “Será um ganho incalculável à economia, já que, pelo porto de Santos, passa boa parte do PIB nacional”, afirmou.

O estudo faz parte do planejamento para a implantação de uma nova matriz de logística no Estado, que ofereça modelos mais eficientes, e garanta, assim, corredores logísticos espalhados pelo Estado que favoreçam o trânsito de cargas e mercadorias, com maior agilidade e segurança. “Buscamos uma cadeia logística eficiente focada no crescimento econômico de São Paulo e do País. Desta forma, queremos criar condições para um escoamento mais eficiente de mercadorias e com novos meios para a movimentação de cargas. Esse trabalho ganha importância ainda maior em tempos de pandemia”, explica João Octaviano.
 

Interdição
Para que os testes fossem realizados, a pista sul da Via Anchieta foi completamente interditada a partir das 5h desta quarta-feira (18), sendo que o tráfego flui pela pista norte em mão invertida (ou seja, operando na descida da Serra).

Após a realização dos trabalhos, os motoristas serão avisados pela concessionária sobre a normalização do tráfego pela Via Anchieta por meio de PMVs (paineis de mensagens variáveis) e redes sociais da Ecovias.

Além da coordenação do DER e da Ecovias, a operação contou ainda com os trabalhos da Polícia Rodoviária e apoio da Artesp.