Joselino Torres

Após o término da votação, candidatos, eleitores, e apoiadores dos prefeituráveis dos candidatos a vereador (a) na Baixada Santista passaram por algumas horas de angustia. Isto porque problemas no sistema de informação do TSE causou instabilidade e lentidão nos computadores, atrasando assim os resultados.

Após voltar à normalidade, começaram a surgir os resultados. Na Baixada Santista, várias cidades tiveram a reeleição dos prefeitos, assim como de muitos vereadores.  

Vamos acompanhar os resultados:

Em Peruíbe, o prefeito Luiz Maurício Passos de Carvalho Pereira (PSDB) foi reeleito com 10.734, ou seja; (29,66% dos válidos). A população da cidade tiveram o resultado final por volta das 23h50 horas de domingo (15) pelo Tribunal Superior Eleitoral. O vice-prefeito eleito é André de Paula, também tucano.

Em Santos, o candidato indicado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, Rogério Santos (PSDB) só pode respirar aliviado por volta de 2h04, de domingo. Rogério Santos obteve mais de 50% dos votos válidos confirmando assim o favoritismo mostrado em pesquisas.

Itanhaém em janeiro de 2021 terá um novo prefeito, trata-se do advogado Tiago Cervantes (PSDB), eleito com 40,51% dos votos. De acordo com os números foi uma eleição tranquila e com muitas expectativas. Em segundo lugar ficou a candidata Cris Forssell (PODE) com 32,26%. Em terceiro está Marcelo Strama (PSB) com 14,96%, Capitão Galvão (PRTB) com 7,39%, Wilton Brito (PT) com 1,96%, Poliana Fé (PSOL) com 1,35%, Paulo Munhoz (PTC) com 1,08% e César Lima (Patriota) com 0,51% dos votos. Assim como ocorreu em várias cidades somando o número de votos em Brancos que foi de são 5,01%, nulos 7,91% e abstenções 32,42%. A diferença entre votos validos e abstenções passa de 45%

Mongaguá também terá novo prefeito. Trata-se de Márcio Cabeça (Republicanos) eleito com 45,49% dos votos, seguido pelo vereador Rodrigo Casa Branca (PSDB) com 39,97%. Em terceiro está Renato Donato (PSB) com 12,55%, Antônio Timóteo (PT) com 1,04% finalizando Marcelo Conceição (PTC) com 0,96%. Votos brancos foram 3,14%, nulos 4,99% e uma abstenção de 29,25%.

Praia Grande terá segundo turno. Após embates duros nas ruas e nos canais de comunicação a cidade terá um segundo turno que provavelmente marcara a história política da região.

A virada ocorreu Praia Grande contou com 226.260 eleitores nas urnas. Após a apuração das, saiu o resultado. Vale ressaltar que foi uma disputa acirrada entre Raquel Chini (PSDB) liderando com folga obtendo 39,05% dos votos, ou seja, 55.112 no total; e Danilo Morgado (PSL) com 35,59%, totalizando 50.224 votos válidos. 

Em Bertioga Caio Matheus consegue seu objetivo e foi reeleito com tranquilidade. Caio alcançou 50,80% dos votos, atingindo assim 15.137. Procuramos a assessoria do prefeito para entrevista e até o momento não obtivemos retorno.

Suman esteve à frente da disputa desde que as primeiras pesquisas começaram a ser divulgadas. As principais promessas de governo dele são: a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente de Carvalho e de conchas acústicas para apresentações de artistas locais, ampliação de vagas em creches, implementação de um centro de gerenciamento de resíduos sólidos e reforço da Guarda Civil Municipal.