Do G1 Santos
O 2º turno das Eleições Municipais de 2020 em São Vicente, no litoral de São Paulo, será disputado entre Solange Freitas (PSDB) e Kayo Amado (PODE). Segundo a Justiça Eleitoral, Solange teve 67.558 votos, o que corresponde a 41,47% dos votos válidos. Kayo recebeu 55.307 votos, equivalente a 33,95%.
Solange Freitas
Candidata Solange Freitas (PSDB) disputará segundo turno nas eleições de São Vicente, SP — Foto: Matheus Tagé/G1
A jornalista Solange Cristina de Freitas (PSDB) tem 50 anos e nasceu em Santos. Ela é formada em Jornalismo e atuou como repórter da TV Tribuna. Atualmente, ela é estudante de Direito. Suas propostas de governo incluem implementar prefeituras regionais e o programa Corujão da Saúde Vicentino, oferecer atividades culturais, artísticas e esportivas no contraturno escolar, desenvolver o turismo na área rural e armar a Guarda Civil Municipal.
Ao G1, a candidata afirmou que a população de São Vicente quer mudança e isso refletiu nas urnas. "Percebemos durante toda nossa campanha que o vicentino quer mudança, a população sofria muitos problemas. O vicentino mostrou nas urnas que quer mudança, uma outra realidade. Nada melhor do que o olhar de uma mulher, um olhar mais sensível, mais firme e forte. Meu comprometimento é fazer uma política séria, honesta e sempre ouvindo as pessoas."
Confira a entrevista que o G1 fez com Solange Freitas antes da eleição:
Kayo Amado
Candidato Kayo Amado (PODE) disputará segundo turno nas eleições de São Vicente, SP — Foto: Matheus Tagé/G1
O servidor público Kayo Felipe Nachtajler Amado (PODE) tem 29 anos e é formado em Ciências Políticas e em Gestão de Políticas Públicas. Suas principais propostas de governo incluem a reabertura do Pronto Socorro da Náutica, criação de um departamento específico dentro da Secretaria de Educação para realizar a manutenção das escolas, investimento em câmeras inteligentes para monitoramento e fortalecimento da Guarda Civil Municipal.
O candidato afirmou que quer mostrar à população que está pronto para assumir a prefeitura. "Principal desafio é a fazer chegar que o projeto de cidade que construímos não é de ontem, não foi de meses, é de alguém que é vicentino raiz, que é filho de comerciante, filho de professor. Com essa bagagem, queremos apresentar que estamos preparados, prontos, e com um plano de governo incrível para conduzir essa cidade. São Vicente vai crescer e tem que ser agora, e com propostas. Não vou entrar em jogo baixo, com rasteiras, vou discutir São Vicente."
Confira a entrevista que o G1 fez com Kayo Amado antes da eleição:
Resultados finais
- Solange Freitas (PSDB): 67.558 votos (41,47%)
- Kayo Amado (PODE): 55.307 votos (33,95%)
- Pedro Gouvêa (MDB): 30.717 votos (18,86%)
- Analia (PT): 3.591 votos (2,20%)
- Mônica Batalha (PRTB): 1.987 votos (1,22%)
- Luiz Carlos Gianelli (PSD): 1.897 votos (1,16%)
- Valquirio Martins (Solidariedade): 1.837 votos (1,13%)