A Secretaria de Estado da Habitação, a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura da Praia Grande entregaram na sexta-feira, 11 de setembro, mais 152 apartamentos na cidade de Praia Grande, no litoral paulista. Para evitar aglomerações, a assinatura dos contratos e a entrega das chaves se deu de forma administrativa na Escola Municipal Antônio Peres Ferreira, Rua João Roberto Correa, nº 1.077, Bairro Vila Sônia.

Foram adotadas diversas medidas sanitárias necessárias para impedir a disseminação da Covid-19, como atendimento escalonado a partir das 9 horas, assinatura de contratos em mesas separadas e entrega das chaves para apenas dois representantes de cada família contemplada. Além do distanciamento social de no mínimo dois metros, todos tiveram a temperatura corporal verificada antes de entrar no local e álcool em gel, luvas descartáveis, máscaras e canetas de uso único foram disponibilizados no local.

O Conjunto Residencial Vitória I é composto por 152 apartamentos e é resultado de parceria entre esferas governamentais. A Secretaria de Estado da Habitação aportou, por meio da agência Casa Paulista, R﹩ 3 milhões nas moradias. A Caixa aplicou R﹩ 14,4 milhões e foi responsável pela licitação e acompanhamento das obras. O investimento total na obra foi de R﹩ 17,4 milhões.

As moradias são destinadas às famílias com renda mensal até R﹩ 1.800. Elas têm até 120 meses para quitar o imóvel, sendo que as prestações variam entre R﹩ 80,00 e R﹩ 270,00 por mês.

Um dos beneficiados foi Arilton Gomes da Paixão, de 73 anos. O praia-grandense, que irá morar no apartamento 6 do bloco 4, foi um dos primeiros a receber as chaves. Com um largo sorriso, recordou toda trajetória até o momento especial vivido nesta sexta e que ficará eternizado na memória.

"Foi grande a luta até conseguir esta conquista. Anos de muito trabalho e esperança que agora se transformam em realidade. Fui sorteado em 2019 e cada etapa vencida, documento entregue e convocação eu estava lá, perseverando. E está aqui o resultado: a conquista da nossa casa, minha e da minha esposa. Nós só podemos agradecer a Deus por esta benção. Estou muito feliz", declarou Paixão.

Com 77,67 m² de área construída, estas casas têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As unidades também respeitam e incorporam as melhorias de qualidade da Secretaria da Habitação, como pisos cerâmicos em todos os cômodos, azulejos nas paredes hidráulicas, medidores de água individualizados, pavimentação, paisagismo e infraestrutura completa com acessibilidade, espaço para estacionamento, quadra poliesportiva, playground, área de lazer, centro comunitário e outras melhorias.

Trabalho na cidade e na região - Na cidade de Praia Grande, a CDHU já entregou 824 moradias, incluindo as 152 unidades habitacionais desta entrega. Na região administrativa da Baixada Santista, foram entregues 24.708 moradias. Outras 3.778 estão em obras. Essas unidades em andamento representam R﹩ 144,9 milhões em investimentos, por meio da CDHU e Agência Casa Paulista.