Colégio Termomecanica (CTM) abre inscrições para o Ensino Médio Curso Técnico em Mecânica, totalmente gratuitos. São oferecidas 145 bolsas de estudos para o ano letivo de 2021, sendo 105 vagas para a 1ª Série do Ensino Médio, com duração de 3 anos, e 40 vagas para o Curso Técnico em Mecânica, que tem duração de 1 ano e meio.


Destinado para estudantes que concluirão o Ensino Fundamental em 2020, as aulas do Ensino Médio do CTM ocorrem em dois períodos: das 7h às 13h05 ou das 13h15 às 19h20, de segunda a sexta-feira. Aos sábados são oferecidas aulas de apoio pedagógico, recuperação, simulados entre outros, das 7h50 às 11h20. Já o Curso Técnico em Mecânica ocorre das 18h25 às 22h40, e é indicado para jovens que finalizarão o Ensino Médio em 2020. As inscrições para o Ensino Médio e para o Técnico serão recebidas exclusivamente no site da Vunesp.


O Colégio Termomecanica, em alinhamento com ações de prevenção para evitar o contágio pela Covid-19 e garantindo uma forma adequada de seleção dos candidatos, não terá prova presencial, visando a preservação da saúde de nossos futuros alunos e familiares. Garantindo a imparcialidade e a idoneidade do processo, a forma de seleção será por meio de análise de histórico escolar ou boletim com as notas finais dos 6º, 7º e 8º anos, cursados nos anos letivos de 2017 a 2019, para alunos que pretendem obter vagas no Ensino Médio regular, e análise de histórico escolar ou boletim com as notas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, para candidatos ao Curso Técnico. No ato da matrícula, o candidato deverá comprovar a conclusão do Ensino Fundamental ou Médio, de acordo com os critérios estabelecidos no Manual do Candidato.


"Analisar o histórico escolar dos alunos, considerando seus conhecimentos até o ano de 2019 e garantir as vagas sociais e gerais como ocorrem em nossos processos seletivos, foi a forma mais justa e imparcial que nossa equipe de profissionais entendeu ser adequada para a seleção em um ano tão delicado como esse. Acreditamos que o ano letivo de 2020 não está perdido, mas em termos de oportunidade de aprendizagem, sabemos vai deixar grande defasagens", explica a diretora Cristina Favaron Tugas.


O Curso Técnico em Mecânica forma profissionais para atuar nos setores de projetos, das áreas ligadas ao automobilismo, metalmecânico, siderúrgico e na fabricação e manutenção de máquinas e equipamentos industriais. A grade curricular foi elaborada com a contribuição de uma equipe de profissionais multidisciplinar, com a finalidade de tornar o curso uma referência na área e alinhado às demandas do mercado de trabalho.


De acordo com o professor coordenador do curso, Átila Gomes, o CTM criou um canal direto de comunicação com as principais indústrias e prestadoras de serviços da área, a fim de compreender as características essenciais do especialista que o mercado precisa.


"Em linha com a demanda real das empresas, conseguimos formar um profissional técnico e autônomo, que seja capaz de solucionar problemas e capacitado para desenvolver e analisar projetos utilizando ferramentas de viabilidade econômica e financeira, já a partir do primeiro semestre letivo", complementa Gomes.



Tradição e pioneirismo
Um dos precursores da educação gratuita em tempo integral do País, o CTM oferece ensino arrojado e inovador, que propõe a formação integral do aluno desenvolvendo suas competências cognitivas e comportamentais, tendo em vista a formação de um cidadão livre, responsável, autônomo, solidário, capaz de entender e de atuar na sociedade em que vive, dentro de elevados padrões éticos e morais. Possui em sua grade disciplinas diversificadas, como educação tecnológica, teatro, música e educação socioemocional, empreendedorismo, STEAM, entre outras, além de projetos ligados ao voluntariado.

O CTM está localizado no município de São Bernardo do Campo e ocupa, pelo décimo ano consecutivo, a posição de melhor instituição de ensino privado do município, de acordo com o desempenho dos seus alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e é a terceira colocada na região do Grande ABC. Referência em infraestrutura e ensino, integra o Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA), principal projeto social da Fundação Salvador Arena na área de educação, um complexo educacional com mais de 130 mil metros quadrados. Possui laboratórios, salas temáticas, rede de bibliotecas interativas, ginásios poliesportivos, conjunto aquático, campo de futebol, pista olímpica, estação agroambiental e um teatro com capacidade para 600 pessoas.


Do total de vagas oferecidas, metade é destinada a candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Para esse tipo de bolsa, é necessário se inscrever para vagas sociais e comprovar o perfil socioeconômico no ato da matrícula, em caso de aprovação.