Na última semana, organizações mundiais como a OMS, Unicef e Unesco divulgaram guias com orientações para auxiliar os governos para a retomada das atividades escolares presenciais neste período de pandemia.

Organizações alertam para os impactos do longo período de fechamento das escolas na vida de crianças e adolescentes, e pedem que sejam priorizados investimentos urgentes para reabri-las com segurança, de acordo com a situação da pandemia em cada localidade. Fica o questionamento, voltar ou não voltar às aulas presenciais?

Caso necessite de especialista para comentar o tema, minha indicação é a educadora Pilar Lacerdadiretora da Fundação SM e ex Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, no período de 2007 a 2012.

Breve histórico

Natural de Timóteo (MG), Pilar graduou-se em História, em 1979, pela UFMG. Em 2001, especializou-se em Gestão de Sistemas Educacionais, na PUC-Minas. De 1976 a 2001, foi professora de história da educação básica. De 1993 a 1996, foi diretora do Centro de Formação dos Profissionais da Educação da Prefeitura de Belo Horizonte. De 2002 a 2007, foi Secretária Municipal de Educação da Prefeitura de Belo Horizonte. De 2005 a 2007, elegeu-se presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), onde liderou o movimento nacional em defesa de recursos do Fundeb para a Educação Infantil.