São 343 profissionais do Município, junto com 130 policiais militares, envolvidos na iniciativa, que visa coibir abusos em feriado prolongado com campanha de conscientização e fiscalização nas praias

Começou às 13 horas desta sexta-feira (4) a ‘Operação Independência’, nome dado à série de iniciativas elaboradas pela Prefeitura de Guarujá visando a contenção de possíveis abusos durante o feriado prolongado do Dia da Independência do Brasil. São 343 profissionais municipais, de diversas secretarias, envolvidos na ação, com o apoio de 130 policiais militares, totalizando 473 pessoas. Ela se estenderá até o final do próximo domingo (6).

Os 130 policiais militares chegam à Cidade neste sábado (5). Eles atuarão em parceria com a GCM no trabalho de fiscalização, orientação e coibição de atitudes de moradores e turistas que contrariem as medidas sanitárias indicadas para evitar a disseminação do novo coronavírus, principalmente nas praias.

Os pedágios educativos estão distribuindo máscaras para todos os ocupantes de veículos que chegam à Cidade, entregando panfletos de orientação do que pode ou não ser feito no Município e exibindo faixas com os dizeres: ‘A pandemia não acabou. Faça sua parte, previna-se’. Eles estão instalados nos dois principais corredores utilizados pelos turistas para acesso à Cidade: no final da Rodovia Cônego Domenico Rangoni (em frente ao Paço Municipal Raphael Vitiello) e na esquina da Avenida da Saudade com a Avenida Dom Pedro I, próximo ao Túnel Juscelino Kubitscheck, na Enseada.

Nas praias a ação é semelhante. Estão instaladas faixas em toda extensão da orla, os fiscais da Prefeitura estão atuando, ao lado da GCM, nas abordagens de orientação a quem estiver agindo em inconformidade com os protocolos sanitários recomendados para a não propagação do vírus ou desrespeitando o que foi autorizado em decreto municipal no mar, calçadão e faixa de areia. Também estão circulando carros de som para lembrar a população da importância dos cuidados com higiene e a prática do distanciamento social.

Cadeiras, guarda-sóis, esteiras e coolers estão proibidos

É permitida somente a prática de esportes que não envolvam contato físico no calçadão, faixa de areia e no mar. Caminhada, corrida, surf, stand-up, natação, futevôlei e beach tennis são alguns exemplos.

Já qualquer atividade que possa causar aglomerações segue proibida. Um exemplo é a comum prática de colocar cangas, guarda-sóis, coolers e outros objetos na faixa de areia. O risco de promover a aglomeração de pessoas é potencializado, o que não é permitido.

Está liberado o trabalho dos ambulantes, desde que respeitando todas as normas de higienização e distanciamento (com faixa limitadora, evitando que os clientes fiquem muito próximos) e demais medidas profiláticas  para evitar o contágio da covid-19.

Ações nos corredores comerciais

Também estão ocorrendo ações nos principais corredores comerciais da Cidade. Assim como nas praias, carros de som e faixas comunicam sobre a importância de não relaxar os cuidados com a doença.

Os fiscais, no entanto, atuam focados em verificar se todos os segmentos do comércio estão seguindo os protocolos sanitários indicados, em especial a disponibilização de álcool em gel para todos os clientes, a utilização de máscaras em funcionários e consumidores, além do respeito à lotação máxima, em geral restrita a 40% da capacidade total do estabelecimento.

Confira o horário de funcionamento dos comércios, shoppings, bares e restaurantes na Cidade

·         Comércio de rua: das 10 às 18 horas (de segunda a sábado)

·         Shoppings: das 14 às 22 horas (todos os dias)

·         Bares, restaurantes e similares: das 11 às 19 horas ou das 16 à 0 hora (todos os dias)