Próximas ações devem ocorrer na Enseada e no Centro para eliminar possíveis focos do mosquito na Cidade

 

Para combater a dengue em Guarujá, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está realizando uma série de ações. Entre elas, está a vistoria de imóveis, prevista para ocorrer na Enseada, de terça (30) à sexta-feira (3). Além disso, outra estratégia adotada pela Sesau é o bloqueio de nebulização com uso de inseticida no Centro de Guarujá, apenas na próxima terça-feira (30). 

 

As ações estão ocorrendo em locais com casos suspeitos ou confirmados da doença e já percorreu outros bairros como Santa Rosa, Vila Zilda, Cidade Atlântica, Vila Júlia e Jardim Monteiro da Cruz, em Vicente de Carvalho.

 

É importante lembrar que, os serviços dependem das condições climáticas. Desta forma, se chover, mesmo que garoa fina, o cronograma de serviços poderá sofrer alterações e novas datas serão marcadas.

 

Segundo a Vigilância Epidemiológica de Guarujá, neste ano são 186 casos de dengue confirmados até o momento. Já no mesmo período de 2019, foram 227 registrados.

 

Bloqueio de nebulização

 

Para que a nebulização ocorra com sucesso, os munícipes devem colaborar com alguns cuidados, como sair da casa no momento da ação, deixar as janelas abertas, retirar os animais domésticos, cobrir alimentos e utensílios que estiverem sobre o fogão, cobrir alimentos dos animais, retornar para casa normalmente após 20 minutos depois de aplicada a inseticida, entre outros cuidados.

 

Servidores

 

Só neste mês, os agentes realizaram 9.244 vistorias em todas as atividades de combate à dengue. Os servidores estão respeitando orientações de prevenção ao coronavírus, utilizando Equipamento de Proteção Individual (EPI’s), além de crachá e uniforme.

 

Para facilitar a identificação, o agente utiliza uniforme da cor branca e o supervisor, azul marinho, ambas com a seguinte frase na frente: ‘Todos juntos contra o Aedes aegypti – Guarujá’. Na manga esquerda está o brasão da Prefeitura, e nas costas, a informação: ‘Prefeitura de Guarujá, Secretaria de Saúde, Controle de Dengue’.

 

Em caso de dúvida, o munícipe pode ligar para o telefone (13) 3341-6569, identificar o nome do agente e verificar se a equipe está atuando no seu bairro.