Quem nunca ouviu aquele velho ditado: “Você é aquilo que come”. Na prática, a frase indica que se nos alimentarmos com produtos saudáveis, o corpo tende a ser sadio. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), devemos consumir de 3 a 5 porções de fruta diariamente. E quando estes alimentos são de origem orgânica, ou seja, sem agrotóxicos, isso é ainda melhor. Produtos frescos, vindos direto da horta, a população encontra na Feira do Produtor, que acontece todos os sábados, das 8 às 13 horas, no estacionamento do Paço Municipal, localizado na Rua Cunha Moreira, no Centro.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook e no Twitter

Frutas, verduras e legumes frescos, vindos diretos da horta para a banca. Isso é o que a população encontra na Feira do Produtor. Banana, palmito, manga, caju, tomate e abobrinhas dividem espaço com as receitas diferentes feitas com os produtos como nhoque de mandioquinha, mandioca, doce de leite fresco, compotas, bolo do coquinho do palmito pupunha e vinagrete de palmito.

A feira é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Agricultura, e a Associação dos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica do Rio Branco (Amibra). Desde o início o objetivo foi fortalecer a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, melhorando a geração de renda e garantindo o acesso da população a produtos de qualidade.

BENEFÍCIOS

A principal função das frutas é auxiliar no regulamento do organismo, pois elas possuem vitaminas, cálcio, fibras e outros minerais importantes para o bom funcionamento do corpo. As frutas atuam como uma barreira, impedindo que as células sejam atingidas por vírus e bactérias que ocasionam distúrbios, como a virose, por exemplo. Já as verduras contribuem para manter o peso, diminuem riscos à diabetes, combatem problemas nos ossos, evitam o câncer (já que protegem as células) e previnem doenças crônicas em geral.