Do G1 Santos 

A Prefeitura de Cubatão (SP) lança, nesta segunda-feira (29), um novo equipamento de combate ao coronavírus. O 'Busão da Covid-19' percorrerá todos os bairros da Cidade, testando até 450 moradores por semana. Os resultados ficam prontos em 20 minutos.

Segundo informações da administração municipal, o veículo especialmente adaptado ficará estacionado em pontos estratégicos às segundas, quartas e sextas-feiras. Os moradores saberão que seu bairro será visitado em campanha de divulgação realizada no dia anterior.

A previsão é de que o ônibus chegue aos bairros às 9h e, assim, sejam distribuídas senhas até as 10h. Em seguida, começa o atendimento, que segue sem interrupção até as 17h. Para realizar o teste rápido, os munícipes deverão apresentar um comprovante de residência com o nome do interessado.

O protocolo de atendimento será repetido em todos os bairros a serem percorridos pelo 'Busão da Covid-19'. As normas são determinadas pela Secretaria Municipal de Saúde. No ônibus, os moradores também poderão recorrer a outros serviços relacionados a pandemia. A Secretaria de Assistência Social dará assistência para cadastramento e distribuirá máscaras de proteção.

A Prefeitura recomenda que pessoas com sintomas clínicos da Covid-19, como febre, tosse e falta de ar, devem procurar uma unidade de emergência como a tenda montada ao lado do Pronto Socorro Central. Não é recomendado aguardar o ônibus chegar ao bairro para receber o atendimento.

Ônibus será um importante equipamento para o combate ao novo coronavírus — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão

Ônibus será um importante equipamento para o combate ao novo coronavírus — Foto: Divulgação/Prefeitura de Cubatão