A Baixada Santista inicia, nesta quinta-feira (11), a fase laranja do Plano São Paulo de retomada econômica, com perspectiva de avanço à etapa amarela já na próxima semana. A progressão foi informada nesta quarta-feira (10) pelo governo do Estado, que também anunciou o envio de novos respiradores para Santos.
"Ao longo dos últimos dias, tivemos uma evolução na contenção da pandemia e na construção de uma capacidade hospitalar melhor em leitos de UTI", comentou o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, referindo-se aos números santistas.
Segundo ele, a Baixada Santista já apresenta inclusive resultados "com viés" para uma nova progressão no Plano São Paulo. "Há uma tendência de melhora para a fase amarela. Será algo muito bom, mas que devemos tratar de forma cautelosa, com controle, para que não haja uma regressão. Vamos aferir diariamente essa evolução".
Para esta quinta-feira, o secretário também anunciou que novos respiradores chegarão a Santos, ampliando a capacidade do Município para atendimento aos pacientes de covid-19. "A Prefeitura está fazendo um trabalho conjunto com o governo estadual, no Hospital Vitória e nas outras unidades municipais", disse, elogiando o enfrentamento à pandemia na Cidade. "Quero cumprimentar pelo trabalho a gestão do Município, que apresenta uma das melhores evoluções em isolamento social no Estado".
O Plano Municipal de Retomada Econômica em Santos (https://www.santos.sp.gov.br/