Vias dos morros são recapeadas para implantação de corredores de ônibus. A obra já conta com 40% dos serviços executados. As melhorias fazem parte da quinta etapa do Programa Nova Entrada de Santos e abrangem 20 ruas que estão ganhando novos passeios no padrão Calçada para Todos, guias e sarjetas.
Para a execução das obras, atualmente concentradas na Rua Albino dos Santos, Vila Progresso, a CET implantou operação comporta (passagem de veículos nos dois sentidos, de forma alternada) na Av. Brasil. Essa opção, inclusive, serve ao serviço de transporte que faz a ligação entre os morros São Bento e Nova Cintra.
Agentes da CET estão monitorando o trânsito no local. A operação comporta funciona das 8h às 18h, período em que a Rua Albino dos Santos fica interditada para a realização dos trabalhos.
Obra envolve recapeamento de 6,5km
A Alameda Pref. José Gomes (descida do Morro Nova Cintra, sentido Caneleira), partes da Av. Santista e ruas Torquato Dias e Guilherme Russo já foram pavimentadas.
No Morro Nova Cintra, receberão a melhoria as ruas Paulo Clemente Santini, Manoel Pereira, Moyses de Freitas, José Ozeas Barbosa, Amália Rodrigues, Manoel Villarinho, Dr. Marildo Domingues e José Feliz da Silva, além da Praça Guadalajara.
As obras abrangem ainda a Av. Brasil, na Vila Progresso, a Rua Rubião Júnior, no Fontana, e as seguintes vias do São Bento: Rua São Roque e avenidas Nossa Senhora da Assunção, São Cristóvão e Nossa Senhora do Monte Serrat (que cruza o Morro São Bento e parte do Fontana).
OUTRAS VIAS
Outros 2,5km de vias do Morro Vila Progresso já foram pavimentados pela Prefeitura, atendendo à reivindicação da Sociedade de Melhoramentos do bairro. Os trabalhos, executados pela Prodesan, sob supervisão da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), foram concluídos no fim de janeiro e contemplaram as ruas 2, 3, 4, 5, 8, 9, 13, além das vielas 1, 2, 3, 4 e viela da rua 2.
Serviços incluem drenagem
Para melhorar o escoamento de água na Av. Santista, serão implantadas cinco caixas em concreto armado e 50 metros de tubo de concreto, com um metro de diâmetro. É uma das intervenções de drenagem dentro das obras do Programa Nova Entrada de Santos, que envolve ainda a Av. Guilherme Russo e a Alameda Prefeito José Gomes, descida da Caneleira.
Atualmente, está em implantação uma nova rede de drenagem na Praça Guadalajara, Nova Cintra, para ligar a galeria existente da Av. Santista de um lado ao outro, atravessando a praça. No local, serão colocadas tubulações de concreto de um metro de diâmetro, dando mais vazão às águas das chuvas. Isso vai contribuir com o escoamento das águas da Av. Santista, da Rua Torquato Dias e região.
A Av. Nossa Senhora do Monte Serratterá trecho alargado na descida da santa, na gruta do Fontana (perto da região da antiga Santa Casa). A medida visa possibilitar o transporte coletivo por vans nos dois sentidos da pista.
O alargamento contará com obras de contenção em 50 metros e uma estrutura elevada (183m²), além dos complementos de terraplanagem e pavimentação. Os serviços são um investimento de R$ 12 milhões e envolvem terraplanagem e geotecnia (estudo do solo e das rochas). Essa fase tem previsão de término em dezembro de 2021.