Análise segue até sexta-feira (15) nas áreas Continental e Insular da Cidade

Para detectar possíveis portadores do vírus, São Vicente inicia nesta terça-feira (13), junto às demais cidades da Região, a segunda fase da pesquisa sobre Covid-19 da Baixada Santista (EPICOBS). A ação é promovida pelo Governo do Estado e tem como objetivo principal conhecer a predominância de anticorpos contra o SARS COV 2 (responsável pelo novo coronavírus).

A análise da segunda fase segue até sexta-feira (15), com testagem e entrevista de 497 pessoas.

Nesta quarta-feira (13) as visitas acontecem nos bairros da Área Continental da Cidade. Já na quinta e sexta-feira (14 e 15) são os moradores da Área Insular que recebem os profissionais da Sesau. As referências da pesquisa estarão distribuídas por sexo e idade, além de bairros.

Para a ação, a Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) está disponibilizando 15 equipes, compostas por um motorista, um enfermeiro, um supervisor de controle de vetores e um agente de saúde pública, além do pessoal de suporte para digitação e apoio logístico, que ficará concentrado no Departamento de Controle de Doenças Vetoriais (Decodove). Equipamentos de proteção individual (EPI), transporte, refeição, água e insumos também estão sendo oferecidos.

A pesquisa está sendo realizada com exames do tipo teste rápido, que detectam anticorpos específicos (IgG e IgM), já validados pelo comitê de pesquisa, e serão cedidos por órgãos do Estado. 

Ao final do estudo, será possível estimar a quantidade de pessoas já infectadas, que possuem anticorpos contra o Coronavírus (Sars Cov 2) e, assim, dimensionar a situação da Baixada Santista perante o cenário nacional e Internacional.

  Para mais informações, o interessado pode ligar para o número 0800-7710037 disponibilizado pela Sesau.