O avanço de uma frente fria ocasionará ventos fortes, chuva e ressaca na região no meio desta semana. Segundo previsão do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), o mar começará a ficar agitado na tarde de quarta-feira (6), com ondas podendo ultrapassar os dois metros na quinta-feira (7). De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações, o estado é de alerta.


Também estão previstas alterações na maré. O nível do mar, na baía de Santos, pode ultrapassar 1,8 m na madrugada de quinta-feira e 2,1 m no período da tarde, representando um aumento de 60 cm em relação à tábua de maré. No interior do estuário, o aumento será maior: a previsão é de que o nível do mar ultrapasse 1,9 m na madrugada de quinta-feira e 2,3 m no período da tarde.


Se as previsões se mantiverem, há possibilidade de alagamentos a partir da madrugada de quinta-feira, devido à maré elevada. Entretanto, segundo ressalta a Defesa Civil, não são esperados impactos significativos nas estruturas urbanas devido à intensidade das ondas.


Ainda conforme a Defesa Civil, há risco para chuva de intensidade moderada a forte, principalmente no período noturno entre a quarta e a quinta-feira. No decorrer da quinta, a nebulosidade seguirá elevada com chuva a qualquer momento, mas de intensidade mais fraca.


Munícipes que desejarem receber informações, por parte da Defesa Civil, sobre previsão de eventos climáticos extremos, podem se cadastrar enviando seu CEP por mensagem de texto (SMS) para o número 40199.