A maioria dos brasileiros é favor de adiar as eleições municipais por dois meses, em razão do surto do coronavírus
Levantamento do instituto Paraná Pesquisa mostra que a maioria (55,6%) dos brasileiros concorda com a ideia de adiar as eleições municipais de outubro para dezembro deste ano. São 37,8% contra o adiamento e outros 6,6% não souberam ou preferiram não opinar.
O Paraná Pesquisa ouviu entre os dias 25 a 27 de abril 2.364 habitantes, através de questionários online, de 16 anos ou mais e em 205 municípios dos 26 estados e do DF.
Apesar de o grupo de trabalho da Justiça Eleitoral que analisa os impactos da pandemia do coronavírus ter aviso em seu primeiro relatório que existem condições para que o pleito seja realizado, tanto o Tribunal Superior Eleitoral, quanto a Câmara dos Deputados já realizaram reuniões para discutir o possível adiamento.Discussões sobre o adiamento
O ministro Luís Roberto Barroso, que assume a presidência do TSE no mês que vem, já se posicionou a favor do adiamento “por algumas semanas”, mas é contrário à proposta de prorrogar mandatos de atuais prefeitos e vereadores até 2021 ou 2022.