Na tarde deste sábado (11), Guarujá recebeu a confirmação de mais três casos do novo coronavírus. Com isso, a Cidade contabiliza 12 infectados pela doença, sendo dois óbitos.

Um médico, de 59 anos, residente do Guaiúba; um militar, morador da Vila Rã; e por fim um homem, de 73 anos, com doença pulmonar. Apesar de todos estarem com quadro de saúde estável e realizando quarentena domiciliar em casa, sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica, o último é o que tem fator de maior preocupação. Assim como os outros que já estavam em isolamento domiciliar total, eles também foram instruídos a informar quaisquer alterações em seus estados de saúde imediatamente.

O Município aguarda exames de seis falecimentos, com idades que variam entre 52 e 80 anos. A maioria dos pacientes possuía doenças associadas e têm em comum a causa da morte por síndrome respiratória aguda grave. Tendo o mais recente ocorrido na última sexta-feira (10), na Unidade de Pronto Atendimento de Vicente de Carvalho. Um homem, de 37 anos, com doença cardiovascular.

São 296 casos suspeitos da doença, onde 31 deles estão internados, sendo 11 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os demais munícipes seguem em isolamento domiciliar, conforme recomendação da Secretaria de Saúde (Sesau).

As análises laboratoriais já descartaram 59 casos considerados suspeitos anteriormente.


Outros casos confirmados

Um homem, de 38 anos, morador da Astúrias, veio a óbito em Santos, na Casa de Saúde, no dia 28 de março. O paciente era obeso e sofria com problemas cardiovasculares. A confirmação para a Vigilância Epidemiológica de Guarujá chegou na última sexta-feira (10). O exame foi realizado pelo Centro de Genomas, entidade credenciada pelo Ministério da Saúde para diagnóstico.

Também uma mulher, de 72 anos, moradora da Vila Baiana, possuía doença cardiovascular, era hipertensa e tinha quadro febril. Seu falecimento foi no dia 2 de abril, na UPA da Enseada. O resultado veio do Instituto Adolfo Lutz (IAL)

No dia 6 de abril, um casal de moradores da Astúrias, que chegou à Cidade vindo de um cruzeiro internacional de 20 dias pela América do Sul. A mulher tem 58 anos, é servidora pública do Estado e não possui doença associada. Já o homem, de 68 anos, que é advogado, tem pericardite – uma inflamação que afeta a membrana protetora do coração. Ambos têm quadro de saúde estável.

No dia 3 de abril, duas mulheres, uma de 50 anos e outra de 72, moradoras do Centro e Astúrias, respectivamente, tiveram confirmação da Covid-19. Ambas têm quadro clínico estável.

Um homem, de 31 anos, profissional liberal e morador da Vila Zilda. Ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Vicente de Carvalho no dia 10 de março apresentando sintomas da doença. Seu exame positivo foi enviado à Sesau no dia 2 de abril.

No dia 1 de abril, a Secretaria de Saúde (Sesau) já havia recebido a confirmação do segundo caso da Covid-19 na Cidade. É um comerciante, de 38 anos, morador da Astúrias, que já estava sendo monitorado e em isolamento domiciliar pois tinha sintomas da doença. No dia 29 de março, o paciente foi ao Hospital Don Domênico (HDD) para a coleta de amostras. Já no dia 31, ele retornou ao hospital, dessa vez com sintomas de febre e tosse. Internado desde então em um leito isolado de enfermaria, seu quadro de saúde é estável. O homem recebeu alta na última segunda-feira (6).

O primeiro caso confirmado da doença na Cidade foi no dia 29 de março, de um homem, de 38 anos, morador do Guaiúba, que é profissional da saúde e atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital na Capital Paulista.

✅Confirmados: 12 (10 em isolamento domiciliar e 2 óbitos)

✅Casos Suspeitos: 296

✅Internados: 27 (14 em UTI)

✅Descartados: 59

✅Óbitos em investigação: 6