Medida de prevenção ao Covid-19 foi regulamentada em decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial do Município no último sábado (21)

 

 

As barreiras instaladas para controlar os acessos rodoviários e também via balsas em Guarujá a partir do último domingo (22), impediram que 712 veículos entrassem na Cidade até a última terça-feira (24). A barreira que registrou maior volume de atendimento foi a localizada na Avenida Santos Dumont, na entrada principal da cidade.

A Prefeitura de Guarujá começou a organizar barreiras seguindo o decreto municipal 13.569, publicado em edição extra do Diário Oficial do Município, no final da tarde de sábado (21). O texto também oficializou o estado de calamidade pública na cidade, decorrente das medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

As barreiras funcionam 24 horas e estão montadas em sete pontos de Guarujá, além das saídas das travessias de balsas de Santos e Bertioga. As vias totalmente bloqueadas com estruturas de concreto (New Jersey), sem acesso à cidade, são a Rua Waldomiro Macário (acesso aos prédios da Dow Química), a Via Fassina (acesso ao Porto de Granéis e demais empresas) e a Avenida Tancredo Neves (acesso ao Bairro Cachoeira, Vila Edna e Vila Zilda).

Existem, ainda as barreiras sanitárias de fiscalização, únicos acessos à cidade. Elas estão na Avenida Aurea Gonzáles Conde (acesso à Vicente de Carvalho), rua Idalino Pines (Rua do Adubo – acesso exclusivo de caminhões e ao Porto), Avenida Vereador Lydio Martins Correa (acesso à Enseada e Morrinhos) e Avenida Santos Dumont (na entrada principal da cidade). Há, também barreiras do tipo nas saídas das travessias de balsas de Santos e Bertioga.

Todos os bloqueios ficam nos arredores da Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Como alternativas de trânsito para quem presta serviços essenciais, o motorista que quiser acessar os bairros Morrinhos, Vila Edna, Vila Zilda e Cachoeira, poderão utilizar a Avenida da Saudade e a Avenida Lydio Martins Pereira, através do túnel. Já para os bairros do distrito Vicente de Carvalho, o acesso poderá ser feito pela Avenida Santos Dumont.

O trabalho está a cargo de agentes da Guarda Civil Municipal e das diretorias municipais de Trânsito, de Transporte e de Força Tarefa, todos órgãos ligados à Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social.

O acesso é livre para os veículos cujos ocupantes comprovem domicílio no Município, e não apenas ocupação eventual. Também têm passagem liberada os veículos em comprovado exercício de atividades essenciais como segurança pública, saúde e assistência social, além dos motoristas que estiverem transportando alimentos, combustíveis e outros insumos indispensáveis para o abastecimento local.

Os motoristas que se recusarem a retornar estão sujeitos a terem seus veículos removidos ao pátio municipal, podendo ser conduzidos ao Distrito Policial para lavratura de boletim de ocorrência por violações ao Código Penal e ao Código de Trânsito Brasileiro.

Todas essas medidas seguem as diretrizes das decisões metropolitanas tomadas pelos nove prefeitos da Baixada Santista em reunião por videoconferência realizada na manhã de sábado (21), do Governo do Estado, além de recomendações do Ministério Público de São Paulo.