Por G1 Santos

 


Paciente está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas em Guarujá. — Foto: Carlos Nogueira/ATPaciente está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas em Guarujá. — Foto: Carlos Nogueira/AT

Paciente está internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas em Guarujá. — Foto: Carlos Nogueira/AT

O Instituto Emílio Ribas confirmou que recebeu resultado positivo do primeiro teste para o novo coronavírus de um morador de Guarulhos (SP) internado em Guarujá, no litoral de São Paulo. O homem estava em Peruíbe e foi levado para o hospital de referência na região. A Baixada Santista soma, até a manhã desta sexta-feira (20), 253 casos suspeitos de coronavírus. Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

  • A confirmação do caso confirmado veio através de uma nota divulgada pelo Instituto Emílio Ribas, em Guarujá. De acordo com a nota, o paciente veio de Peruíbe, mas é morador de São Paulo. Ele apresentou sintomas respiratórios e foi internado nesta quinta-feira (19).

O resultado do primeiro teste para SARS-COV-2, vírus que causa a Covid-19, foi realizado no próprio laboratório do instituto. O resultado deu positivo. A contraprova será processada pelo Instituto Adolfo Lutz, laboratório estadual de referência.

  • Suspeitas

Santos informou, no final da tarde desta quinta-feira (19) que há 101 casos suspeitos da doença em investigação pela Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep). Deste total, 11 pessoas estão internadas, sendo sete delas em UTI. O município registra o maior número de casos de toda a Baixada Santista.

Praia Grande divulgou na tarde desta quinta-feira que 67 casos suspeitos são acompanhados na cidade. Os pacientes estão em isolamento domiciliar aguardando resultado do exame. Ainda não há informações sobre o histórico deles. Oito casos já foram descartados anteriormente. A cidade é a segunda com maior número de suspeitas.

A Prefeitura de Guarujá informou, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), que monitora 17 novos casos suspeitos do novo coronavírus, somando 46 na cidade nesta sexta-feira. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar e aguardam resultados de exames. A prefeitura informa que a maioria têm histórico de viagem para China ou Itália.

Na cidade de Bertioga, 15 pacientes são monitorados em isolamento social domiciliar, de acordo com a prefeitura.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informou nesta sexta-feira que monitora 12 casos suspeitos. De acordo com a prefeitura, os pacientes têm quadros de saúde estáveis e todos estão em isolamento social.

Cubatão monitora quatro casos suspeitos de coronavírus. De acordo com a Secretaria de Saúde, os pacientes estão bem e aguardam resultados dos exames.

Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, Itanhaém confirmou que possui três casos suspeitos do coronavírus, que estão sendo investigados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica da cidade. Todos passam bem e estão em isolamento domiciliar aguardando o resultado dos exames.

A Prefeitura de Mongaguá informou, por nota, que há dois casos suspeitos na cidade. As duas aguardam resultados dos exames.

A Vigilância Epidemiológica de Peruíbe monitora oito suspeitos de coronavírus. A prefeitura informou que todos os pacientes tem histórico de viagem ou contato com algum caso confirmado. Eles permanecem em isolamento domiciliar e apresentaram sintomas como febre ou problemas respiratórios.

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1

Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1