A Prefeitura decidiu, na tarde desta quinta-feira (19), antecipar a suspensão das atividades escolares em razão da baixa frequência dos alunos. A partir de sexta-feira (20), as unidades estarão fechadas por tempo indeterminado.

 

Nos períodos da manhã e tarde desta quinta, 207 estudantes se dirigiram às unidades, ou seja, 0,72% do total da rede (28.692).

 

Ao longo da semana, a Secretaria de Educação acompanhou a frequência das 84 escolas municipais em funcionamento. Na segunda-feira (16) compareceram 7.815 alunos da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos. Já na terça-feira (17) foram 1.600 e quarta-feira (18), 596.

 

         “É um momento que precisamos ter calma para que possamos, de maneira coletiva, controlar a disseminação do vírus em nossa região. É necessário cumprir com consciência o isolamento social. O principal compromisso da educação é com a vida”, destacou a secretária de Educação, Cristina Barletta.

 

         Conteúdo online 

 A equipe pedagógica da secretaria está desenvolvendo e organizando os conteúdos que serão disponibilizados para alunos e professores no Portal da Educação (http://www.portal.santos.sp.gov.br/seduc/news.php).

 

         O material será dinâmico, acompanhado e alimentado continuamente pelos profissionais. “Aprender a construir uma boa rotina usando a casa como território de possibilidades para o desenvolvimento de habilidades também é um recurso para a aprendizagem”, destacou a chefe do Departamento Pedagógico, Maria Helena Marques. Ela afirmou ainda que, neste momento, a tecnologia digital servirá como importante ferramenta de aproximação das pessoas.

 

        SERVIDORES

Com a paralisação das aulas, os funcionários serão liberados, no entanto, devem cumprir o que está estabelecido na Ordem de Serviço, que será publicada no Diário Oficial de sexta (https://diariooficial.santos.sp.gov.br/).

 

Os servidores deverão estar disponíveis para ações imprescindíveis ao serviço público e demais situações emergenciais que possam ocorrer, inclusive as já programadas. As equipes gestoras das escolas serão responsáveis pela organização e estarão em contato permanente com a Supervisão de Ensino. Funcionários deverão estar atentos às publicações oficiais, além de informações e possíveis convocações por meios eletrônico e telefônico de suas chefias imediatas.

Desde o início da semana, servidores e colaboradores da Seduc com mais de 60 anos, as gestantes e aqueles que realizaram intervenções cirúrgicas ou tratamentos de saúde que ocasionam diminuição da imunidade e demais comorbidades estavam dispensados para regime de home office.

 

         Atendimento ao público suspenso 

O atendimento em geral na Seduc, escolas municipais e Centro Darcy Ribeiro estará suspenso, por tempo indeterminado, a partir do dia 23 de março.