Decreto municipal foi publicado na edição desta quinta-feira (19) do Diário Oficial, que regulamenta algumas medidas já adotadas na Cidade. Prefeitos da Baixada Santista também decidem adotar mais restrições

Em decreto publicado na edição desta quarta-feira (19) do Diário Oficial do Município, a Prefeitura de Guarujá estabeleceu situação de emergência para enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19). O mesmo decreto também normatiza medidas que já vinham sendo tomadas pelo Município.

Também nesta quarta, em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) feita por videoconferência, os prefeitos das nove cidades da Região definiram novas determinações e recomendações metropolitanas para conter o avanço do vírus. 

Algumas dessas medidas já constam do decreto publicado no Diário Oficial de Guarujá e foram detalhadas na reunião do comitê metropolitano. Estão relacionadas ao funcionamento do comércio, frequência das praias; restaurantes, bares, lanchonetes e similares; acessos à Baixada Santista; rodoviária; turismo; quarentena; plano de contingência e unidades básicas de saúde.

Dentre as ações metropolitanas, ficou determinado acesso rigoroso a shoppings, academias, casas noturnas e templos religiosos, já a partir desta sexta-feira (20), com abertura somente de serviços essenciais como supermercados e farmácias. Também foi definida a restrição de acesso à faixa de areia, incluindo a montagem de barracas, cadeiras, guarda-sol e a circulação de ambulantes na praia.

Para restaurantes, bares, similares e lanchonetes da Cidade, a recomendação é a redução de 30% de cadeiras e mesas e o incentivo ao comércio delivery para pedidos de refeição e demais produtos.

Acesso à Baixada

O Condesb vai solicitar ao Estado o início imediato de campanha de divulgação e conscientização no Sistema Anchieta-Imigrantes para desestimular que as pessoas se dirijam à Região. A medida visa preservar o sistema de saúde local e a comunidade.

Também será solicitado ao Estado, por meio de carta, a restrição total do funcionamento da rodoviária municipal, observadas as excepcionalidades dos profissionais de saúde e segurança. A carta será encaminhada ao governador João Dória, solicitando o atendimento desse pedido, por meio da Artesp e concessionária do serviço. 

Outra determinação relacionada é de que, imediatamente, ninguém mais entra nos hotéis, pousadas e similares na Baixada Santista. Fica determinada, também, a suspensão das atividades a partir de segunda-feira (23), visando desestimular o uso turístico da Região.

Imóveis vazios e de uso ocasional também serão controlados para evitar a vinda de pessoas para cumprimento de quarentena na Região.

Plano de Contingência

O Comitê Metropolitano acrescentou pedido de mais 20 leitos de UTI para Guarujá, 14 para Bertioga; 10 para Praia Grande e 4 para São Vicente. Ficou definida ainda a suspensão dos atendimentos das unidades básicas, com exceção de projetos estratégicos, como por exemplo, o pré-natal.