Diz o ditado que “é de pequenino que se torce o pepino” – ou seja, é desde a infância que aprendemos princípios que serão usados para a vida toda. A escola é de fundamental importância nesse processo de aprendizagem. Com este intuito, a Escola Municipal de Educação infantil Matteo Bei II (Parque São Vicente) lançou nesta quarta-feira (11) o “Escola de Pais: Empoderando a Família”, projeto que oferece orientação aos pais, às crianças e a todos que atuam na unidade.
A ação prevê 11 encontros no decorrer do ano, cada qual com um tema diferente. No primeiro, foi abordado o tema “Primeiros Socorros”. “Percebi que algumas crianças aparecem com marcas causadas por pequenos acidentes em casa, como uma bolha na pele ou um machucadinho, que muitas vezes os pais não sabem como tratar”, conta a diretora, Cristiane Prado, destacando que “não se trata de desleixo, mas de desconhecimento. Daí a necessidade de a escola assumir esse papel de orientar”.
A palestra inaugural contou com adesão de 70% de pais dos 350 alunos da emei. “Foi maravilhoso, bem positivo e esclarecedor. Um aprendizado para levar para casa. Faço questão de participar das próximas edições”, afirma a cabeleireira Simone Amorim, 47 anos, mãe de Ingrid, 4.
“Aprendi como reanimar uma vítima de parada cardíaca, algo muito útil numa situação de emergência”, comentou a comerciante Roseane de Cássia Moura, 37, mãe de Eduarda, 4, completando que “a gestão e os professores estão de parabéns pela iniciativa”.
Mais que apresentação de palestras, os encontros contam com atividades práticas, com participação de estudantes de cursos técnicos, orientados por profissionais especializados da escola técnica Circuito, situada no mesmo bairro. Inicialmente, 40 estagiários atuaram nessa primeira edição.
“Eles aplicam na prática o que aprendem no curso, adquirem experiência, realizam o estágio obrigatório e ainda cumprem um papel de responsabilidade social”, afirma o coordenador de estágio da escola técnica, engenheiro Guilherme Coelho de Sá.
Para a diretora da unidade, o sucesso do evento está no envolvimento de todos. “Foram dois meses de planejamento, com participação de pais, funcionários, professores, gestores e até dos alunos, que embora muito pequenos também avaliaram o que seria feito”, afirma Cristiane Prado. A cada edição, os envolvidos (tanto os adultos como as crianças) recebem certificados de participação.
A próxima ação está prevista para 31 de março, quando será abordado o tema Nutrição, com realização de antropometria (registro das medidas corporais das crianças). Ainda estão programados os temas relacionados à enfermagem, segurança no trabalho e meio ambiente.
Além das palestras, a parceria com a escola técnica inclui a entrega de um projeto de melhoria na parte de segurança da escola, desenvolvido pelos estagiários.