A Prefeitura de São Vicente, por meio da Defesa Civil, informa que registrou deslizamentos nos morros do Itararé, Barbosas, Ilha Porchat e Parque Prainha, neste último há duas pessoas desaparecidas. O desabamento ocorreu por volta da meia-noite. As equipes do Corpo de Bombeiros trabalham no local. A Guarda Civil Municipal está com cães farejadores ajudando nas buscas. O prefeito Pedro Gouvêa decretou estado de calamidade pública no Município.
Na Vila Valença, em uma clínica de repouso, o chão de um cômodo cedeu e um homem foi encontrado morto. O local foi interditado. As famílias de sete idosos foram notificadas. Eles foram acolhidos pela equipe da Secretaria de Assistência Social (Seas). Desse total, um permanece em abrigo público e seis foram para casa de familiares.
Na Avenida Saturnino de Brito, no Parque Prainha, sete moradias foram interditadas pela Defesa Civil. Onze pessoas foram atendidas pela Assistência Social – três adultos e oito crianças. Foi oferecido abrigo municipal, mas elas optaram em ficar em casas de vizinhos. Todos estão sendo assistidos.
Houve escorregamento de pedras na Avenida Newton Prado, próximo à Ponte Pênsil. Sem vítimas. A Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) sinalizou a área. A orientação aos motoristas é que evitem trafegar pelo local.
No Morro dos Barbosas houve escorregamento na região próxima ao hotel Chácara do Mosteiro. Não há vítimas. Os resíduos obstruíram a rua.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), atua em toda Cidade na remoção de material proveniente dos escorregamentos e alagamentos.
A equipe, composta por representantes da Defesa Civil e de secretarias do governo, trabalha desde a madrugada no atendimento às ocorrências.
No momento, a Cidade registra pontos de alagamentos nas regiões do Jóquei Clube e Cidade Náutica.
A Secretaria de Assistência Social (Seas) disponibiliza contato telefônico para atendimento de desabrigados/desalojados. É o (13) 3569-2222.
O Fundo Social de Solidariedade de São Vicente está recebendo doações de móveis, roupas, calçados, alimentos e materiais de higiene e limpeza. O endereço é Rua Benedito Calixto, 205, Centro. O horário de atendimento é das 9h às 17h. Telefone de contato (13) 3467-9118.
A Escola de Esportes Maria dos Remédios, na Avenida Getúlio Vargas, nº 1, ao lado da Biquinha, também é um ponto de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas. O horário de atendimento é das 8h às 17h.
Trânsito e Transporte
Devido aos alagamentos, a circulação das linhas de transporte municipal, que atuam nos bairros Jóquei Clube e Cidade Náutica, está prejudicada.
A Ontrantur, empresa que opera o sistema de transporte municipal, informa que as linhas 106 e 107 do bairro Tancredo Neves estão com um trajeto especial para atender a passarela que liga ao bairro Náutica III.
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) também teve a operação suspensa, devido a deslizamento de terra próximo ao túnel que faz a ligação entre as cidades de Santos e São Vicente.
A Avenida Penedo com a Rua Osvaldo Toschi, a Avenida Augusto Severo com a Avenida Salgado Filho e a Avenida Capitão Luiz Horneaux com a Rua São Cristóvão estão interditadas.
Saúde
O Centro de Atendimento de Traumatologia e Ortopedia (Cato) e o Reabilitar I, na Cidade Náutica, e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Sambaiatuba, Pompeba e Vila Margarida tiveram as atividades suspensas devidos aos alagamentos.
Os equipamentos de urgência e emergência em saúde não registraram ocorrências e funcionam normalmente.
Acumulado pluviométrico
O acumulado de chuvas nas últimas 72 horas é de 351mm. O total de chuvas registrado no mês de março é de 330,4mm.O nível vigente é de alerta. O esperado para o mês é 400 mm.
A cidade registrou o mês de fevereiro mais chuvoso dos últimos 67 anos. O índice pluviométrico alcançou a marca histórica de 915,2 mm.