A segurança será reforçada durante os desfiles das escolas de samba e dos blocos de rua. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal montaram esquema especial para intensificar o planejamento operacional na cobertura da programação de Carnaval, de sexta (21) a terça (25), quando a Cidade receberá cerca de 300 mil turistas. Além da ronda em diferentes bairros, o patrulhamento ocorrerá com o apoio das câmeras de monitoramento do Centro de Operações e Inteligência (COI).


Para dar suporte às ocorrências no menor tempo-resposta, os policiais contam com viaturas, motocicleta e bicicletas. Há também os policiais que atuarão em jornadas extraordinárias (Dejem e Dejec), com direito a remuneração adicional, e o reforço no Corpo de Bombeiros e na Polícia Ambiental.

Durante o período de folia, em diferentes bairros da Cidade, a Guarda Civil Municipal estará com seu efetivo completo na rua e armada com pistolas semiautomáticas calibre 38. O intuito é colaborar com o patrulhamento preventivo e integrado com os órgãos de segurança pública.

O COI

O prédio é uma central de monitoramento que está atenta a cada movimento na Cidade por meio de câmeras distribuídas em pontos onde existe maior concentração de pessoas no Município. São 70 câmeras, sendo 14 delas do modelo OCR, que realizam a leitura de placas de automotores e identificam veículos roubados.