Desde que o coronavírus surgiu na China o governo brasileiro tem feito um bom trabalho para proteger a população, inclusive contra grave pandemia, por exemplo. Até já comprou mais de R$150 milhões em materiais como seringas, medicamentos, máscaras etc. Mas o Ministério da Saúde e a Secretaria de Comunicação batem cabeças e não se entendem, escondendo as providências com medo de alarmar a população. Não percebem que pânico é o filho da desinformação. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
As abordagens são distintas. A Secretaria de Comunicação (Secom) prefere esperar eventual infectado no Brasil para começar a agir.
O Ministério da Saúde defende estratégia diferente: “é melhor prevenir contra o fogo do que gritar quando o fogo já começou”, diz uma fonte.
Para a Saúde, não se pode esperar o aparecimento de infectados para orientar a população sobre o que deve ser feito no combate ao vírus.
O governo teve cuidados extraordinários, na preparação do resgate dos brasileiros na China. Mas fez a opção de esconder isso dos brasileiros.