O Secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal, é um dos indicados para o Prêmio Estado de São Paulo para as Artes 2019, na categoria Cultura Urbana, pela realização da 3ª edição do Santos Criativa Festival Geek, ocorrido no último mês de novembro. Trata-se da principal premiação cultural do Estado e da maior em nível estadual no País.
Nesta quinta-feira (9), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado anunciou os cinco indicados, em cada uma das 15 categorias. Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 29, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. Este ano, a premiação completa 70 anos.
As indicações foram feitas pelos membros do Conselho Estadual de Cultura e Economia Criativa, do Condephaat, da Comissão de Análise de Projetos do ProAC Expresso ICMS, e pelos secretários de Cultura dos 645 municípios de São Paulo.
“Isso é prova que o Santos Criativa Festival Geek rompeu as fronteiras da Cidade, sendo um evento reconhecido pela sua qualidade e por levar diversão, arte e cultura a todos, com mais de 100 atrações gratuitas. Eu apenas represento o trabalho de uma enorme equipe de profissionais da Prefeitura e dos nossos curadores”, comentou Rafael Leal.
Na categoria Cultura Urbana, Leal concorre ao prêmio ao lado do cantor Emicida, pelo lançamento do álbum “AmarElo”; do produtor Konrad Dantas (KondZilla), pelo trabalho à frente do canal KondZilla (YouTube), e da apresentadora Roberta Estrela D’Alva, pelo trabalho no programa “Manos e Minas” (TV Cultura), e da empreendedora Adriana Barbosa, pela realização da 18ª edição da Feira Preta.
Em outras categorias, também foram indicados o cartunista Maurício de Sousa, pelo trabalho à frente da Maurício de Sousa Produções; o maestro Isaac Karabtchevsky, pelo trabalho da Orquestra Sinfônica Heliópolis; o empresário Pierre Mantovani, que está à frente da CCXP e do Omelete, além do apresentador Rolando Boldrin, pelo programa “Sr. Brasil” (TV Cultura).