Inscrições já podem ser realizadas via internet. Programa oferece 60 vagas

 

A unidade móvel do Programa Via Rápida já tem data para estacionar na Praça Coronel Lopes, no Centro: 3 de fevereiro. A ação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), em parceria com o Centro Paula Souza (CPS) e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Relações do Trabalho (Sedect), abriu inscrições para 60 vagas no curso de qualificação profissional de curta duração na área de Instrumentação Básica, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

As matrículas já podem ser realizadas via internet, por meio do site www.viarapida.sp.gov.br. Podem participar maiores de 16 anos, alfabetizados e que residam no Estado de São Paulo. Há prioridade para candidatos desempregados e de menor renda. A seleção dos alunos e o contato para prestar informações referentes ao início das aulas são de responsabilidade do órgão do Governo do Estado.

Durante o curso, os alunos vão adquirir conhecimentos básicos, teóricos e práticos relevantes para o desenvolvimento de calibração e instalação de dispositivos de controle para instrumentação industrial.

Mais sobre o Programa: O Via Rápida foi remodelado, e os cursos ofertados são relacionados às demandas de qualificação profissional dos empregadores de cada região. Além disso, parte dos cursos terá um módulo inédito de empreendedorismo, desenvolvido com apoio do (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Sebrae e que habilita os concluintes a solicitar linhas de crédito com juros especiais do Banco do Povo e do próprio Sebrae.

A carreta do Via Rápida Emprego possui equipamentos e laboratório que simulam práticas profissionais, com o objetivo de proporcionar ao aluno um ambiente semelhante ao que será encontrado no mercado de trabalho. As qualificações têm duração de 100 horas, distribuídas em 20 dias úteis, e serão ministradas por professores do Centro Paula Souza