Operação conjunta da Neoenergia Elektro e Polícia Civil flagrou estabelecimentos comerciais furtando energia suficiente para abastecer 2,9 mil residências por um mês
Santa Cruz das Palmeiras e Tambaú (SP), 20 de janeiro de 2026
Padarias, posto de combustíveis e um supermercado foram flagrados furtando energia elétrica durante a Operação Linha Direta, da Polícia Civil de São Paulo, com apoio da Neoenergia Elektro. Os crimes foram identificados nas cidades de Santa Cruz das Palmeiras e Tambaú. A energia furtada abasteceria 2,9 mil residências por um mês.
Quatro pessoas foram presas em flagrante e conduzidas às Delegacias de Polícia Civil das cidades de Casa Branca, Santa Cruz das Palmeiras e Tambaú, para os procedimentos de lavratura do Boletim de Ocorrência.
A partir de análises da Neoenergia Elektro partilhadas com a Polícia Civil, comprovou-se a adulteração do sistema de medição de energia em duas padarias na cidade de Santa Cruz das Palmeiras; e de um supermercado, além de um posto de combustíveis no município de Tambaú.
“A recuperação de energia furtada é uma medida essencial para garantir a segurança da rede e a qualidade do fornecimento para todos os clientes. Além de ser crime, o furto compromete a estabilidade do sistema e coloca em risco a vida das pessoas”, afirma Ricardo Becker, gerente da Neoenergia Elektro.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. A população pode denunciar ligações clandestinas de energia elétrica, de forma anônima e segura.
