Os primeiros integrantes da corte do Santos Carnaval 2020 foram definidos na noite de quinta-feira (29), durante a realização do concurso Cidadão e Cidadã Samba. Miguel Carvalho e Marcia Gonçalves, ambos representantes da X-9, venceram a disputa em um Teatro Coliseu completamente lotado para noite de música e celebração à cultura popular.
Entre os homens, além do vencedor, concorreram à honraria Marcos de Brito (Dragão do Castelo), Valdery Caraúba (Imperatriz Alvinegra) e Valdir Santos Ferreira (Real Mocidade). Já entre as mulheres, Claudia Valeria Nascimento (União Imperial) foi a outra representante feminina na disputa pelo título.
Sob o comando da bateria da Mocidade Amazonense e intensa participação da plateia, os concorrentes tiveram seu currículo no samba, canto, samba no pé e habilidade instrumental avaliados por uma banca julgadora, formada membros do Conselho do Samba de Santos e convidados.
A noite de festa foi marcada também pela nomeação de três novos cabos do samba: Carlos Humberto Silva (X-9), Sinval Barroso (Vila Mathias) e Reginaldo Pedroso (Unidos da Zona Noroeste).
O concurso Cidadão e Cidadã Samba 2020 foi uma realização do Conselho do Samba de Santos, com apoio da Liga Independente Cultural das Escola de Samba de Santos (Licess) e Secretaria de Cultura de Santos (Secult).
Alvorada do Samba será na segunda-feira
Encerrando o calendário de eventos de 2019, na segunda-feira (2), às 6h, será realizada a Alvorada do Samba, no pátio da CET-Santos (Avenida Rangel Pestana, 100, Vila Mathias), local onde foi instalado o Quilombo do Pai Felipe, o Rei Batuqueiro, considerado o pioneiro do samba no litoral paulista.
O evento, que abre as comemorações na Cidade do Dia Nacional do Samba, terá uma série de homenagens, celebrando a criação e desenvolvimento de um dos maiores patrimônios culturais do país.