Durante um ano, alunos do Curso de Medicina da Unoeste, campus Guarujá, participaram de um programa que tem por objetivo a integração ensino-serviço-comunidade, realizado junto às unidades de Estratégia de Saúde da Família (Usafas). Esse trabalho foi apresentado nesta quinta-feira (21) durante a I Jornada Acadêmica do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp), realizada na Câmara Municipal e no campus da universidade. O evento foi promovido por acadêmicos do curso, por meio do Diretório Acadêmico Agripino de Oliveira Lima Filho.

A abertura do encontro foi realizada na Câmara Municipal de Guarujá pela manhã e contou com a participação de acadêmicos e autoridades de saúde. Entre os participantes estavam a coordenadora geral do curso de Medicina, a médica Erika Magalhães Suzigan; o secretário de saúde de Guarujá, Vitor Hugo Straub Canasiro, representando o prefeito Valter Suman; o coordenador do Programa de Aproximação Progressiva Prática (Papp), professor Everton Lopes Rodrigues; o presidente da Câmara, vereador Edilson Dias; a diretora do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-IV), Paula Covas, o presidente do Hospital Santo Amaro, Urbano Bahamonde Manso, entre outros, além dos universitários.

“Esse programa é fruto de um trabalho que a gente fez ao longo do ano, incentivando os alunos a continuar promovendo melhorias para a comunidade. Muitas vezes, quando se inicia um trabalho, nem sempre sabemos qual será o resultado final, mas eles foram atrás de soluções e o desfecho foi positivo”, afirmou a coordenadora geral do curso de Medicina da Unoeste de Guarujá, Erika Magalhães Suzigan.

O coordenador administrativo da Unoeste Guarujá, Geraldo Alécio de Oliveira, explicou que o objetivo dessa Jornada Acadêmica “é apresentar o trabalho realizado pelos estudantes ao longo de 2019, onde eles realizaram a problematização na cidade de Guarujá. O que é a problematização? Eles observavam os problemas da cidade relacionados à saúde, propuseram soluções e projetos de melhoria das condições de saúde das comunidades onde eles estavam inseridos. Então, o objetivo é, ao longo dos anos, a Unoeste propor uma transformação, uma melhoria, nas condições de saúde da cidade”, afirmou. “O aluno está diretamente inserido nas comunidades e, com isso, o ele pode aprender com a comunidade e levar melhorias a essas pessoas. É importante essa troca, os futuros profissionais aprendem, mas também oferecem algo”, ressaltou Oliveira.

O coordenador do Programa de Aproximação Progressiva Prática (Papp), Everton Lopes Rodrigues, explicou o que é o Papp e a importância do programa na formação médica. “O novo currículo de medicina exige que os alunos se aproximem mais cedo da realidade. Eles vão entrar em contato com o paciente a partir do primeiro semestre. Aqui, na Unoeste, o nosso programa se chama Papp, e os alunos vão toda quinta-feira, no período da manhã ou da tarde, e ficam numa Unidade de Estratégia de Saúde da Família (Usafa). Lá eles vão aprender essa interação com a comunidade, a importância da família e do território no processo saúde-doença do indivíduo”, destacou o professor.

“Eles adotam quatro famílias, que vão acompanhar durante cinco semestres, e nesse período, eles veem evolução dessa família junto com a Estratégia de Saúde da Família. Os alunos participam de reunião de equipe, da recepção, eles ficam na sala de vacina, na farmácia, fazem todo o processo que o paciente tem na unidade. Além de se formarem médicos, eles vão ter uma visão multidisciplinar, qual é o papel do enfermeiro, do farmacêutico, do recepcionista, do agente comunitário, ou seja, ele vai ver que está inserido em uma equipe e que ele não é o centro do cuidado. O cuidado é multidisciplinar”, explicou o professor Everton.

A presidente do Diretório Acadêmico da Unoeste Guarujá, a estudante de Medicina do 2º termo, Paola Rodrigues Figueiredo Anastácio, declarou que a experiência de acompanhar o dia a dia de uma unidade de saúde e as famílias atendidas é enriquecedora. “Os alunos estão inseridos no dia a dia, no funcionamento da Usafa, juntamente com os preceptores que nos recebem super bem. Os preceptores são os chefes das unidades, os gerentes. São enfermeiros que nos acolheram para mostrar o dia a dia, a gestão, o contato com o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso foi enriquecedor”, afirmou Paola.

“A experiência é transformadora. No começo eu tive receio, mas agora é melhor coisa do mundo. A gente começa a desenvolver o raciocínio clínico, o jeito de tratar com o usuário. Muitos alunos afirmam que em apenas um ano de curso já desenvolveram o raciocínio clínico, começam a pensar como cuidar do próximo, como médico. Isso é muito enriquecedor. É transformador!”, ressaltou a presidente do D.A. da Unoeste.  

Ainda pela manhã, uma aula magna foi realizada pelo médico de família e comunidade Renato Walch, que é plantonista do Hospital Sírio Libanês e do Vila Nova Star, e diretor-médico da Amparo Saúde, em São Paulo. Convidado pela Unoeste, Walch falou aos alunos sobre Medicina Baseada em Evidências (MBE).

Walch explicou que a MBE é um novo método aplicado dentro da medicina moderna. “A Medicina Baseada em Evidência (MBE) é uma abordagem médica diferente, na prática do dia a dia. Você tem o conhecimento médico, a atuação médica tradicional como sempre existiu, no consultório, o conhecimento passado de geração em geração, nos livros, mas, hoje, nós temos diversos artigos, muitas pesquisas sendo feitas, muito material científico sendo produzido longe desse ambiente do consultório. A Medicina Baseada em Evidência traz para dentro da prática médica esse conhecimento que está sendo produzido nas pesquisas, nos laboratórios. O que eu falei hoje é como utilizar tudo isso que está sendo produzido na nossa prática diária”, afirmou Walch.

“Por exemplo, você pesquisa sobre um tratamento novo de alguma doença, um câncer. Você encontra um tratamento novo para um câncer, então você quer ver se aquele tratamento realmente funciona, esse tratamento tem métodos científicos e estatísticos para você aplicá-lo em diversas pessoas para ver o resultado. Esse resultado pode falar a favor do tratamento, nem a favor nem contra ou contra”, explicou Walch.

“Essa primeira jornada acadêmica é muito importante por valorizar essa prática desses estudantes que estão em formação na medicina, e trazer esse encantamento e compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS). Acredito que, desta forma, nessa parceria entre universidade, comunidade e gestão pública, a gente, consiga, de fato, fortalecer e qualificar o SUS regional. São nossos futuros médicos, nossos futuros profissionais do SUS. Então, é fundamental essa troca de experiência. Estivemos agora com o Doutor Renato (Walch) falando sobre Medicina Baseada em Evidências, que é o futuro, como eles (os futuros médicos) vão atuar no Sistema Único de Saúde, então são fundamentais essas iniciativas. Por isso, vim prestigiar e colocar o Departamento Regional de Saúde à disposição”, afirmou a diretora do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-IV), Paula Covas Borges Calipo. 

Anfitrião da abertura da I Jornada Acadêmica do Campus Unoeste Guarujá, o presidente da Câmara de Guarujá, vereador Edilson Dias, afirmou que com a aplicação desse programa na rede de atenção básica de saúde quem ganha é a população da cidade. “Não só o fato de a Unoeste estar funcionando atualmente dentro do Hospital Santo Amaro, o que é um avanço, mas também com esse tipo de atividade, a universidade proporciona aos alunos a absorção de conhecimentos práticos do dia a dia de um munícipe, que procura uma unidade de saúde municipal para receber atendimento. Isso contribui para que a universidade faça um levantamento das reais necessidades desses atendimentos e assim pode aperfeiçoar as suas práticas, os seus métodos. Eu acho bastante positiva essa jornada que está acontecendo hoje, onde essas experiências serão expostas e isso quem ganha é a cidade de Guarujá, com certeza”, disse Edilson Dias.

A Unoeste Guarujá está instalada no edifício do Hospital Santo Amaro (HSA). O presidente do HSA, Urbano Bahamonde Manso, ressaltou a importância do vínculo do estudante de medicina com a cidade. “Para nós, esse tipo de ação representa o fortalecimento do vínculo das instituições e dos profissionais que se formarão com a cidade, com o local onde estas instituições estão instaladas. É muito comum conhecermos profissionais que fizeram seus cursos pelo interior do Brasil, que não criaram vínculo nenhum com as cidades nas quais eles passaram grande parte da sua vida. Eles se limitavam a ir para essas cidades, frequentar os cursos e voltarem para as suas respectivas cidades ou outras. Esse programa é extremamente importante porque divide o conhecimento, expande a área de atuação da universidade instalada na cidade, não só para os alunos que vão utilizá-la como campo de estágio, mas a própria cidade passa a sentir a presença de uma universidade”, observou Bahamonde.

Cursos, workshops e mostra

À tarde, os alunos participaram de extensa programação incluindo cursos e workshops, no campus da Unoeste Guarujá, onde também foi montada a I Mostra de Experiências do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (PAPP) da Universidade do Oeste Paulista – Campus Guarujá (Unoeste): integração ensino-serviço-comunidade.

Segundo o professor Everton Lopes Rodrigues, os temas dos cursos e workshops foram escolhidos pelos próprios alunos, com base em suas experiências adquiridas nas Usafas de Guarujá.

Os alunos se dividiram entre os cursos e workshops. Os cursos promovidos foram: Teórico-Prático de Medicina de Urgência em emergência Turma A; Avaliação e Tratamento de lesões/ O uso dos curativos baseado em evidências e Teórico-Prático de Medicina de Urgência em emergência.

Já os temas dos workshops foram: Coleta, Análise e Interpretação de Dados de Entrevista Clínica baseada em evidências; Noções Básicas de Dermatologia; Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica; Urgência e Emergência na Atenção Básica; Coleta, Análise e Interpretação de Dados de Entrevista Clínica baseada em evidências; Noções Básicas de Dermatologia; Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica e Urgência e Emergência na Atenção Básica.

A Jornada Acadêmica foi encerrada por volta das 18h30 após a apresentação dos trabalhos do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp) da Unoeste Guarujá.