GUARUJÁ
15/11/2019 18H17
Um acervo fotográfico produzido ao longo de 20 anos, com registros de aves das mais diversas regiões do planeta, será exposto ao público, pela primeira vez, a partir da próxima terça-feira (19), na Câmara Municipal de Guarujá.
Trata-se da exposição ‘O Encanto das Aves’, do fotógrafo de natureza Carlos Roberto Barretto, que reúne imagens de espécies catalogadas em viagens pela África, Oceania, Ártico, América do Norte, Caribe e América do Sul.
Todas serão exibidas de forma inédita ao público.
A mostra permanecerá até o dia 05/12, no espaço cultural do legisaltivo guarujaense. A visitação é gratuita e aberta de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, no saguão da Câmara Municipal de Guarujá (Av. Leomil, 291 - Pitangueiras).
AVES DO BRASIL
A abertura da exposição também será acompanhada do lançamento do livro fotográfico 'Aves do Brasil', editado pela Editora Aves & Fotos, que reúne186 imagens de espécies da avifauna nacional. Os registros foram coletados ao longo de 10 anos, em expedições pelo Amazonas, Pará, Bahia, Pantanal e costa litorânea da região Sudeste.
Aves como a arara azul, uirapuru, tucano, seriema, tuiuiú e pica-pau-rei são algumas que compõem a publicação, que também será lançada de forma inédita.
"Além de mostrar a exuberância desses seres fascinantes, esse trabalho tem por objetivo chamar a atenção para a necessidade de preservar o que resta de nossas matas e florestas, que são as principais áreas de concentração da vida animal", destaca Barretto.
A expectativa do fotógrafo é que, ao observar as imagens, o público sinta-se motivado a admirar e, sobretudo, conservar as aves da natureza.
PERFIL
Após mais de três décadas dedicadas à carreira jurídica, atuando como promotor e procurador de Justiça do Estado de São Paulo, Carlos Roberto Barretto decidiu focar suas atividades na fotografia de natureza.
O que era um lazer, agora passou a ser encarado como uma profissão. E o resultado desse trabalho começa a ser de conhecimento do grande público.