Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra, feriado no Estado de São Paulo e comemorado em Cubatão com extensa programação cultural organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de Cubatão.
A data remete ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que lutou em defesa da vida e da liberdade dos africanos que conseguiam fugir da escravidão no Brasil. Zumbi era o símbolo da resistência contra a escravidão no Brasil e foi assassinado em 20 de novembro de 1695. A escravidão só iria terminar 193 anos após sua morte, em 1888.
Programação – Dia 19: Oficina de bonecas negras Abayomi, a partir das 14 horas, na Fábrica da Comunidade (Avenida Fernando Costa, 1094 – Vila Couto). Organização da Assessoria de Políticas de Igualdade Racial.
Dia 20: Solenidade da entrega do prêmio Zumbi dos Palmares, 9 horas no Bloco Cultural “José Edgar da Silva” (Praça dos Emancipadores, s/nº – Centro). Organização da Assessoria de Políticas de Igualdade Racial.
Dia 23: I Seminário Educafricanidades, 9h30 no EE Ari de Oliveira Garcia (Rua Rio de Janeiro, 620, Vila Nova). Organização do Projeto Educafro – Núcleo Cubatão.
Dia 23: Festival Open Arte, 21 horas no Largo do Sapo (Praça Coronel Jo0aquim Montenegro, s/nº – Vila Elizabeth)