Os trabalhos no canteiro de obras da ponte que está sendo construída sobre o Rio São Jorge, na Nova Entrada de Santos, não param. Das 81 vigas de sustentação do elevado, três já foram concretadas e duas estão em fase de armação (preparadas com ferragens para receber concreto).

“Agora, entramos na fase de estocagem das vigas que estão sendo fabricadas em série”, afirmou o engenheiro da Queiroz Galvão, Lucas Miranda Duarte.

Com previsão de término para dezembro de 2020, a ponte, que medirá 600 metros de extensão, conta com várias frentes de trabalho no canteiro. Os funcionários estão avançando nos serviços de estrutura fazendo as vigas e os pilares, além da cravação das estacas. Do total das 428, até o momento 114 já foram implantadas, representando 27% desse montante.

Além disso, os trabalhadores também estão concentrados na produção de vigas no pátio montado no canteiro. Cada viga mede cerca de 40 metros e pesa aproximadamente 80 toneladas. A obra está sendo realizada no bairro São Manoel e ligará a Zona Noroeste à Rodovia Anchieta e à Avenida Beira Rio, no bairro Bom Retiro.

Dragagem será iniciada em breve

Em breve, a dragagem do rio São Jorge será iniciada e, para isso, o equipamento já está mobilizado em conjunto com os bags. Para que as equipes possam trabalhar nesse trecho de rio, é necessário ter dois metros de profundidade e a plataforma, que será utilizada para os trabalhos na parte do rio, rebaixará um metro e meio.

VISTORIA

O prefeito Paulo Alexandre Barbosa vistoriou as obras da ponte na manhã desta quinta-feira (17), acompanhado de técnicos do Programa Nova Entrada de Santos e da Queiroz Galvão, empresa responsável pela realização da obra. “Essa ponte facilitará a vida de quem vive na Zona Noroeste e diminuirá o trânsito na entrada da Cidade. Uma obra importantíssima para a Cidade”, destacou.