Agente-canino Tyson conquistou o troféu na disputa da categoria Abordagem Tática Policial

Disputando pela primeira vez o Campeonato Estadual de Cães Policiais, o Canil Municipal, guarnição da Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV), fez bonito e se destacou dentre as inúmeras equipes participantes na competição paulista. Com apresentações impecáveis, a equipe vicentina garantiu o 3º lugar na classificação geral. 

 
No individual, destaque para o agente-canino Tyson, que conquistou o troféu de 3º lugar na disputa da categoria Abordagem Tática Policial. Com a conquista, a equipe e o K9 Tyson provam que São Vicente está avançando cada vez mais na preparação de cães para fortalecer o policiamento na Cidade.
 
E depois dos bons resultado em Itapevi (Região Metropolitana de São Paulo), as equipes vicentinas voltam para casa para iniciar a preparação para a disputa do 11º Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Municipais do Brasil 2019. Assim, como no Estadual, no Nacional os amigos de quatro patas de São Vicente vão disputar o lugar mais alto do pódio em três modalidades: Detecção de Entorpecentes, Abordagem Tática e Pista de Agilidade.
 
O Nacional acontece no dia 2 de novembro, em Santana do Parnaíba (interior de São Paulo). Com uma delegação composta por seis dos seus 12 cães, o Canil vicentino terá entre os seus escolhidos para representar a Cidade, os agentes caninos Chacal e Kira (Detecção de Entorpecentes), Tyson e Thor (Abordagem Tática) e Bradock e Petrus (Pista de Agilidade).
           
O comandante da GCM, Marcelo de Paula, diz que as expectativas para o evento Nacional são as melhores. “Foi a primeira vez que o Canil de São Vicente disputou um Campeonato Estadual e teve um grande desempenho. Agora, vamos focar no Nacional. Conseguimos obter um bom reconhecimento na Baixada Santista, por conta das excelentes apresentações dos cães, e agora vamos tentar uma boa colocação no Nacional”, explica. 
           
Dia a dia – Os cães da GCM recebem treinamento diário, das 7 horas ao meio-dia. Os guardas responsáveis realizam o trabalho interno no Canil. A rotina tem início com a alimentação dos cães e limpeza do local. Do meio-dia às 18 horas e das 19 às 7 horas são realizados patrulhamentos nas ruas.
 
Os animais são alimentados com ração de primeira qualidade, na quantidade certa, duas vezes ao dia. Eles recebem também acompanhamento veterinário pelos profissionais do Departamento de Controle de Zoonoses (Dezon) de São Vicente (Rua Catalão, 530 — Vila Voturuá), que fornece vermífugos, banho e tratamento de pragas.
 
Os companheiros de quatro patas da GCM realizam cerca de 150 a 200 abordagens por mês. Ou seja, aproximadamente 2.500 por ano. Além disso, são registradas de duas a três ocorrências por mês, relacionadas a tráfico de entorpecentes, furtos, roubos e porte ilegal de arma.