Teve início na tarde dessa segunda-feira (23) e segue até dezembro de 2019 o Ciclo de Palestras e Debates Decifrando o SUS, promovido pela Faculdade de Medicina de Guarujá. O evento, que aconteceu na Unoeste, contou com a participação de mais de 30 profissionais e gestores da área da saúde no município, além de professores e alunos da universidade. A palestra de abertura, ministrada pelo docente da Unoeste, Everton Lopes Rodrigues, abordou o tema “Princípios de diretrizes do SUS – Lei 8080”.
De acordo com o palestrante, o objetivo do evento é oferecer à rede de profissionais de saúde do município de Guarujá discussões, palestras gratuitas e de interesses diversos, para assim haver troca de experiências e despertar a curiosidade dos acadêmicos, de forma que seja fomentada a construção de raciocínios lógicos, baseados em evidências científicas. “É importante abrirmos espaços para profissionais de destaque nas suas áreas, trazer para os participantes seus conteúdos e pensamentos científicos. Ao final, esperamos criar uma atmosfera de debate construtivo, fomentado a participação do público e dos demais profissionais de saúde, cada dia mais fortes e interdisciplinares”, salienta.
Para a coordenadora geral do curso de Medicina de Guarujá, Dra. Erika Magalhães Suzigan, o intuito de desenvolver atividades como o Ciclo de Palestras na Unoeste é criar uma cultura acadêmica na cidade. “Queremos construir uma imagem de qualidade acadêmica, onde a Unoeste se posiciona com uma mensagem de transformar e melhorar os serviços de saúde do município por meio da educação”, explica.
A médica conta que a oportunidade de realizar o evento surgiu da observação da demanda dos preceptores do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp) em se atualizarem frente aos questionamentos dos alunos nas atividades das Unidades de Saúde da Família (Usafas). “Alguns temas que serão abordados nas palestras foram extraídos das discussões vindas com nossos estudantes. Sendo assim, pensamos em estender para todo o público da saúde que estão em contato com o SUS ou que tenham a vontade de debater e saber mais sobre o sistema de saúde do nosso país”.
Para os acadêmicos de Medicina, que terão a oportunidade de discutir a realidade da cidade e região juntamente com profissionais que já estão inseridos no mercado, a Dra. Erika acredita que serão momentos importantes de amadurecimento, pois eles estarão em contato com pessoas de destaque no município. “Problemas do dia a dia serão trazidos para discussão, problemas estes que os alunos estão começando a vivenciar no Papp. Além disso, na formação médica atual, é de grande importância a visão de gestão em saúde e, neste evento, eles terão a oportunidade de já iniciar com palestras e debates sobre temas da atenção básica”, finaliza.
Programação e inscrições
As palestras ocorrerão sempre às segundas-feiras, das 17h30 às 19h30, na sala 2 da Faculdade de Medicina de Guarujá, na Unoeste. Elas acontecerão da seguinte maneira: primeiramente será feita uma leitura de três artigos relacionados ao tema seguido de uma apresentação oral de 45 minutos, discussão de 30 minutos e reflexão de mais 30 minutos. A próxima palestra, no dia 14 de outubro, trará o tema “Atenção básica no Brasil e em Guarujá”.
Os demais encontros serão nos dias 21 de outubro, 4 de novembro, 2 e 9 de dezembro e trarão os seguintes assuntos para discussão respectivamente: “Integralidade e complexidade na atenção primária”, “Humanização no cuidado em saúde”, “Vigilância em saúde: uma visão familiar e comunitária” e “Formação médica na Estratégia de Saúde da Família”.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone (13) 3386-3002 ou pelo e-mail: secretariaguaruja@unoeste.br. As vagas são limitadas e para os participantes interessados em receber um certificado de 20 horas, deverão elaborar um projeto de melhoria dos serviços em Estratégia de Saúde da Família com o prazo de entrega para fevereiro de 2020.