Espaço raro na área insular da Cidade, uma área verde com 90 mil m² e acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais catalogadas, o Jardim Botânico Chico Mendes (Bom Retiro) comemora nesta quarta-feira (25), 25 anos de fundação.

Para celebrar o aniversário, até o final da semana serão dadas aulas abertas, oficinas, plantio de mudas, apresentações musicais e artísticas, palestras e exposição de fotos. O destaque da programação é o corte do bolo de aniversário, neste sábado (29), com início às 9h.

Com público estimado de 100 mil visitantes por ano, o parque une lazer, educação ambiental e é opção para práticas esportivas e de contato com a natureza. Lá, estão catalogadas espécies da Amazônia, da Mata Atlântica, árvores de madeira de lei e 65 espécies de palmeiras.

O Jardim Botânico funciona como local de desenvolvimento de cursos voltados à educação ambiental, entre eles grupo de vivência em horta ecológica, grupo de vivência em ervas medicinais, oficina de compostagem e herbário. A abertura de vagas para novas turmas é divulgada no Santos Portal (www.santos.sp.gov.br). 

LAZER

O parque possui playground, além de mais de mil metros de alamedas asfaltadas, iluminadas e com marcos de distância a cada 100 metros, que facilita práticas esportivas. Há grupos formados de corrida, tai chi e kickboxing, além de práticas de lazer com uso de patinetes, patins e bicicletas. 

Dispõe de bancos e mesas de madeira, ideais para contemplação dos três lagos, que abrigam tilápias e carpas, e recebem frequentemente a visita de aves aquáticas.

Além disso, o Jardim Botânico é um dos pontos de parada da linha de ônibus turística Conheça Santos.

HISTÓRIA

O parque começou a ser formado em 1925, no antigo Horto Municipal, que ficava ao lado da Santa Casa, onde jardineiros da Prefeitura plantaram as primeiras mudas.

Em 1973, o cultivo passou a ser feito no terreno atual, no Bom Retiro, que se transformou em Jardim Botânico em 1994 e passou a acolher programas de conservação das espécies, principalmente nativas da Mata Atlântica.

O secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório, considera o espaço único no Município. “Numa cidade verticalizada como Santos, o Jardim Botânico é um oásis, um local de contemplação, de encontro com a natureza, de convivência e harmonia. Hoje, é opção para festas, encontros, passeios, piqueniques e brincadeiras. O parque inspira a preservação ambiental pela manutenção de diversas espécies e tem servido como local de multiplicação e engajamento da educação ambiental. Um verdadeiro tesouro para o Município”.

SERVIÇO

O Jardim Botânico Chico Mendes tem entrada gratuita e está localizado na Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro. O horário de funcionamento da administração é de segunda a sexta, das 8h às 17h, telefone 3203-2905. Para visitação, o parque abre às 7h e fecha os portões às 18h, todos os dias da semana.