O vereador Edilson Dias (PT) apresentou projeto de lei para incluir a “Cãominhada Solidária do Guarujá” no Calendário Oficial do município, atendendo assim reivindicação de vários tutores, cuidadores e simpatizantes da causa animal da cidade.

 

Realizada há três anos consecutivos na Praia do Tombo, a “Cãominhada Solidária do Guarujá” reúne a cada ano mais participantes que comparecem ao evento com seus animais de estimação, transformando a iniciativa no maior evento do segmento pet da Cidade. Foram mais de 4 mil pessoas, tutores e pets na última edição, que acontece no penúltimo ou último domingo do mês de maio de cada ano, segundo os organizadores.

 

No evento são distribuídos brindes, além de serviços de beleza para os animais, pintura facial para as crianças, apresentação dos cães da Guarda Municipal de Guarujá e da Guarda Portuária.

 

Na “Cãominhada Solidária de Guarujá” são vendidos convides e toda a verba é revertida para a compra de ração para os animais carentes do município. Lembrando que o evento é totalmente gratuito e aberto ao público, a compra do convite é opcional, apenas para quem quiser ajudar a causa animal e ganhar um kit do evento, contendo alguns brindes para os pets.

 

O trajeto da “Cãominhada Solidária de Guarujá” acontece de uma ponta a outra da Praia do Tombo, que possui aproximadamente 700 metros de extensão, e é uma das únicas praias do país que possui o certificado “Bandeira Azul”. No final do percurso são realizadas as apresentações dos cães das Guardas, dos “cães de agility” e sorteios de vários prêmios.

 

A “Cãominhada Solidária de Guarujá” também possui um posto de cadastro para cães doadores de sangue. Onde os tutores de animais de grande porte (acima de 25 kg) poderão fazer o cadastro de seu animal para futuras doações. Em caso de emergência, os tutores cadastrados serão acionados para marcar a coleta do sangue e assim ajudar outros animaizinhos que estejam necessitados.

 

Uma vez no calendário Oficial, a “Cãominhada Solidária de Guarujá” poderá contar com o apoio do Poder Público para incrementar a realização do evento e receber os benefícios de políticas públicas de proteção e desenvolvimento da causa animal na Cidade.