Em caráter inédito, a Prefeitura abre nesta quarta-feira (20) as inscrições para a primeira turma de natação artística - nome atual do nado sincronizado, em piscina pública na região.
As aulas serão dadas no Rebouças (Ponta da Praia), onde em janeiro último foi inaugurada a piscina olímpica, cujas características são necessárias para a prática da modalidade. Há 60 vagas disponíveis para pessoas de ambos os sexos, a partir de sete anos.
Os interessados devem, inicialmente, fazer um teste de aptidão na piscina, que acontecerá às terças e quintas, das 14h às 16h, ou às quartas e sextas, das 8h às 10h.
É necessário conseguir nadar fazendo deslocamentos para todos os lados e se sustentar de forma livre, já que na modalidade não se coloca os pés no chão.
Os aprovados poderão se inscrever na Secretaria de Esportes (Praça José Rebouças s/nº, Ponta da Praia), de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Informações pelo telefone 3261-1980.
Documentos
Devem ser apresentados RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência, duas fotos e atestado médico atualizado (específico para atividades na piscina). Quem já é cadastrado, basta levar carteirinha e atestado médico atualizado, para poder participar do teste.
História
O primeiro registro do esporte é de 1907, em Nova York. De caráter artístico, a modalidade se consolidou em 1934, na Feira Mundial de Chicago, quando foi chamado, pela primeira vez, de “nado sincronizado”. Em Olimpíadas, teve sua primeira aparição em Los Angeles, em 1984.
É disputado em duas categorias: dueto e equipe, com no mínimo quatro e no máximo oito atletas. Os movimentos mais praticados em uma apresentação são: vertical, can can, abertura, arco e guindaste.