Na manhã desta segunda-feira de Carnaval (04), a Guarda Municipal, em ação conjunta com a Terracom, realizou operação no Centro de Santos que resultou na abordagem de 40 pessoas. Durante a operação foram recolhidos carrinhos de supermercado, papelões, uma cama, madeirite e plásticos.
A população em situação de rua recebeu orientações sobre os programas de acolhimento da Prefeitura de Santos, além do oferecimento de encaminhamento aos diversos equipamentos e serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), mas não houve aceitação.
Na noite de domingo (03), a Guarda Municipal também realizou patrulhamento de rotina no entorno da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no José Menino, e em outras áreas das regiões da Orla e do Centro Histórico.
Na área da gruta foram realizadas seis abordagens e três apreensões de facas. Já nos jardins da orla e proximidades dos quiosques, bairro do Gonzaga e região Central foram abordadas mais 31 pessoas, as quais receberam orientações sobre os programas sociais. Nesta operação, duas facas foram recolhidas, uma delas do tipo açougueiro.
Permanente - O patrulhamento das áreas de maior vulnerabilidade e presença de pessoas em situação de rua é realizado pela Guarda Municipal o ano todo e tem reforço em feriados prolongados como o Carnaval.