Exemplos de vitalidade, dedicando-se à prática rotineira de esportes, idosos da Baixada deram também, na manhã desta quarta-feira (20), exemplo de ação solidária ao participarem de um torneio de voleibol adaptado, destinado a arrecadar mantimentos e produtos de higiene pessoal para as famílias do núcleo Pilões, desabrigadas recentemente pelas chuvas.
O evento, no Centro Esportivo Pita, foi promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e reuniu cerca de 100 idosos de Cubatão, Praia Grande, Santos, Guarujá, São Vicente e uma equipe de Osasco, especialmente convidada. Cada atleta doou, no mínimo, um quilo de alimentos, além de uma atleta de Praia Grande que colaborou com uma cesta básica completa. Nas primeiras horas da manhã, já haviam sido arrecadados cerca de 100 quilos de alimentos.
Segundo Fátima Queirós, chefe da Divisão de Esportes Coletivos, é a primeria vez que este tipo de torneio de idosos, com finalidades solidárias, é realizado em Cubatão. Explicou que o material arrecadado será destinado ao Fundo Social de Solidariedade, que providenciará sua distribuição às famílias necessitadas. A parte técnica do evento teve a coordenação da professora de voleibol do Departamento de Esportes, Vanderli Lima.
Os atletas elogiaram a iniciativa da Prefeitura. Maria Cristina de Lima, de 66 anos, da equipe da Cidade Ocian, de Praia Grande, que há dois anos pratica vôlei adaptado, disse: "É maravilhoso a gente, além de cuidar da nossa saúde, poder ajudar aos mais necessitados".
Zenilde Teles dos Santos, de Guarujá, de 63 anos de ídade, sete deles jogando vôlei adaptado, qualificou a ideia como "espetacular". O cubatense Hélio Batista, de 76 anos, também estava animado. "Pratico voleibol desde 1999 e nunca tinha participado de um torneio solidário. É muito bom auxiliar o próximo e reunir pessoas de outras cidades para ajudar".
Ao saudar os atletas, o diretor municipal de esportes, Washington Luis Lessa de Souza (o Carioca), disse que estava emocionado em ver tantos idosos dedicados ao esporte e usando-o para praticar a solidariedade. Fez uma saudação especial às equipes das outras cidades: "Estamos felizes e agradecidos pela presença de vocês".
CUBATÃO
20/02/2019 20H52