Os nove mil passageiros em desembarque e os que vão ingressar no navio MSC Seaview estão sendo vacinados contra o sarampo nesta quarta-feira (20).

 

A imunização é feita por cerca de cem profissionais de saúde da Prefeitura, numa ação de bloqueio em parceria com a Anvisa, órgão responsável pelo controle sanitário em área portuária, e Secretaria de Estado da Saúde. A medida foi programada após a confirmação de seis casos da doença entre tripulantes, pelo Instituto Adolfo Lutz. 

 

Uma equipe faz a triagem e a vacinação dos passageiros em embarque no Terminal Concais e outra imuniza os viajantes dentro do próprio navio antes do desembarque. “A vacinação passa mais segurança e transparência sobre o que está acontecendo, para fazermos a viagem com maior tranquilidade”, aprovou o empresário Matheus Melo, 30 anos, que veio de Belém (Pará) para a viagem de cruzeiro. “Assim é mais seguro. Muita gente também não tem esta vacina e precisa tomar e isso facilita para outras viagens”, disse a revendedora Gessiane Almeida, 28, que ia viajar com o amigo Jeovane Pegmane, 23, ambos de Ubá (MG).

 

A bancária Jeneci Casemiro dos Santos, 45, o marido João Pires, 39, e os filhos Asaph, 10, e Sophia, 7, também se imunizaram no Concais. “Eles já tinham tomado a vacina quando pequenos, mas optamos por tomar novamente por segurança”, contou Jeneci, que veio com a família de Rondônia. O engenheiro Rafael Queiroz, 30, morador de São Paulo, estava com a sua carteira de vacinação em mãos na triagem do embarque. “Me explicaram que não precisava, mas eu preferi me vacinar como reforço”.

 

RECOMENDAÇÕES

A vacina contra o sarampo não é recomendada para crianças abaixo de doze meses, gestantes e pessoas acima de 60 anos. As pessoas que se enquadram nesta situação recebem certificado de dispensa e são liberadas para o embarque ou desembarque, assim como aqueles que comprovam ter o esquema vacinal completo. Os que se recusam a se vacinar assinam termo de responsabilidade.

 

De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, a vacina contra o sarampo deve ser tomada aos 12 meses (primeira dose) e aos 15 meses (segunda dose). Em Santos, a cobertura vacinal é superior a 95% da população-alvo. Quem não foi vacinado enquanto criança precisa tomar duas doses da vacina, se tiver entre 7 e 29 anos de idade, e uma dose para aqueles entre 30 e 59 anos. As doses estão disponíveis nas policlínicas da Cidade de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Deixe seu Comentário