A Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM) ampliou a prestação de serviço aos cidadãos com novas informações de monitoramento climático. O site do órgão agora conta com previsões dos sistemas Implantação do Sistema de Alerta para Ressacas e Alagamentos na Baixada Santista (IARA-BS) e Sistema de Alerta para Chuvas Intensas na Baixada Santista (SACI-BS).
 

As previsões estão disponíveis para todas as nove cidades da Baixada Santista e incluem alertas para toda a população sobre os riscos de eventos extremos sob impacto decorrentes de alterações climáticas, que cada vez mais atingem todo planeta. Dessa forma, os cidadãos podem verificar a possibilidade de inundações, ressacas e intempéries climáticas e evitar situações de risco. As previsões podem ser encontradas logo na página inicial da AGEM, no endereço.
 

A iniciativa da Agência possibilita a execução de um trabalho de prevenção nas áreas monitoradas, indo ao encontro de outras ações de monitoramento da gestão estadual. "A disponibilização de previsões é muito benéfica, pois irá facilitar de forma efetiva o trabalho de prevenção de chuvas e alta das marés, resultando em maior segurança para a população, que poderá se precaver de forma eficiente em dias de chuvas fortes, por exemplo", afirmou o diretor Executivo da Agência Metropolitana da Baixada Santista AGEM-BS, Vagner Bernardo Maria.
 

Os trabalhos são coordenados pela Universidade Santa Cecília, por meio do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH), um laboratório numérico que reúne docentes e alunos das Faculdades de Engenharia e Biologia, com mais de 20 anos de atuação, acumulando vasta experiência e uma extensa base de dados meteoceanográficos regionais, ou seja, de caráter meteorológico, como temporais, ou oceanográficos, como as ressacas. No seu escopo destacam-se pesquisas e consultorias em modelagem numérica, técnicas de aprendizado de máquina, monitoramento ambiental e sistemas de informação geográfica, servindo setores portuários, defesas civis, gestão das águas e saneamento, entre outros.
 

Em fevereiro deste ano, o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (CONDESB), aprovou de forma unânime o apoio integral para financiar e garantir a manutenção e o aprimoramento dos dois sistemas que integram a Sala de Situação dos Recursos Hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS). O equipamento funciona no regime contínuo e permanente, 24 horas x 7 dias da semana, para garantir a confiabilidade das previsões e a emissão de Alertas com até de quatro dias de antecedência para a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS).