Santos será a capital do Estado de São Paulo, nesta quinta-feira (13), em comemoração aos 261 anos de um dos seus filhos mais ilustres e Patrono da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva. A transferência simbólica da sede do Governo de São Paulo ocorre sempre no dia 13 de junho, na sua data de nascimento. A celebração será marcada por homenagens e anúncios do Estado para o Município, a partir das 14h, no Centro Histórico. 
O ato cívico será na Praça Barão do Rio Branco, em frente ao Pantheon dos Andradas. O evento contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas, que receberá a Medalha José Bonifácio. No local também serão anunciados o Distrito Turístico de Santos e o repasse de R$ 9 milhões para o Museu Ferroviário. O evento também terá a presença do secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena.

PATRONO
Nascido em Santos em 1763 e de família abastada, José Bonifácio desempenhou função importante na Independência do País, aconselhando Dom Pedro I. Além do papel político, onde foi ministro do Reino e tutor de Dom Pedro II, Bonifácio teve grande contribuição para a ciência, especialmente em geologia e mineralogia. Morreu no dia 6 de abril de 1838, em Niterói (RJ).

Esta iniciativa contempla os itens 4 e 16 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade e Paz, Justiça e Instituições Eficazes.