SÃO VICENTE
15/10/2024 09H04
Educar para Transformar' é o tema do evento, que acontece no Ilha Porchat Clube; maestro João Carlos Martins é um dos dez palestrantes
Com o tema “Educar para transformar”, a edição 2024 do Encontro de Educadores de São Vicente tem início nesta terça-feira (15), Dia dos Professores. A programação se estende até quarta-feira (16), com dez palestras no Ilha Porchat Clube (alameda Paulo Gonçalves, 61 - Itararé) voltadas aos mais de 3 mil profissionais da rede municipal de ensino, dos quais 1,8 mil professores, além de gestores, funcionários e servidores.
Entre os convidados, está o maestro e pianista brasileiro João Carlos Martins, mundialmente conhecido como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach. O regente falará sobre como a música transformou a sua vida, e como precisou se reinventar, em 1995, após uma sequela neurológica que comprometeu o membro superior direito.
A secretária de Educação Nivea Marsili destacou que o Encontro de Educadores é muito mais que um momento de se requalificar. “É hora também de repensar a profissão, encontrar amigos, se refletir como seres humanos que impactam vidas. Por isso a Seduc trata o evento com muito cuidado e respeito”.
O evento também terá transmissão ao vivo pelo canal da Seduc no YouTube, cujo acesso pode ser feito através do link: https://youtube.com/@seducsv?si=niHoWPkoUVzFnhiG .
Confira a programação:
Terça-feira (15)
8h30 - 11h - Fabrício Carpinejar
“TRANSFORMAÇÃO PELO AFETO - QUE NINGUÉM FIQUE INVISÍVEL AO SEU LADO”
13h - 14h30 - Luciana Brites
“COMO O CÉREBRO APRENDE?”
15h - 16h30 - José Pacheco
“NOVAS CONSTRUÇÕES SOCIAIS DE APRENDIZAGEM”
17h - 18h - Juliane Fechio
“DESENVOLVER, DESEMPENHAR E TRANSFORMAR: O QUE PODEMOS APRENDER COM O ESPORTE?”
19h - 20h30 - Janine Rodrigues
“EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA PRÁTICA: DA IMPLEMENTAÇÃO À MENSURAÇÃO DE RESULTADOS”
Quarta-feira (16)
8h30 - 10h - Cesar Callegari
“DIREITOS DE APRENDIZAGEM E VISÃO DE FUTURO”
10h30 - 12h - Irene Reis dos Santos
“EDUCAR E SE REINVENTAR: SAÚDE MENTAL NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL”
14h - 15h30 - Nilma Gomes
“UM COMPROMISSO COM A EQUIDADE E A JUSTIÇA SOCIAL”
16h - 17h30 - Maria José Nóbrega
“A FORMAÇÃO DE LEITORES”
19h - 20h30 - João Carlos Martins
“A MÚSICA VENCEU”
CURRÍCULO
Fabrício Carpinejar - Poeta, cronista e jornalista brasileiro, formado em Jornalismo pela UFRGS e mestre em Literatura Brasileira. Publicou 43 livros, entre poesia, crônicas e literatura infantojuvenil, e recebeu mais de 20 prêmios literários. Ganhou notoriedade nacional com a antologia "Caixa de sapatos" (2003). Foi professor na Unisinos e figura entre os poetas mais influentes do século XXI.
Luciana Brites - Mestre em Distúrbios de Desenvolvimento pela Universidade Mackenzie. Fundadora e CEO da Neurosaber, onde ajuda milhares de pessoas na área da educação. Mentora de diversos cursos de neurodesenvolvimento com mais de 17 mil alunos e foi a primeira finalista do prêmio JABUTI na categoria Ciência.
José Pacheco - Educador e pedagogo que promove a gestão democrática na educação. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, coordenou o inovador projeto "Fazer a Ponte", focado na autonomia dos estudantes. No Brasil, Pacheco integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica e atualmente é diretor pedagógico da EcoHabitare. Já atuou em diversos projetos de educação e pesquisa em Educação.
Juliane Jellmayer Fechio - Doutora em Ciências da Saúde; Mestre em Análise do Comportamento, Título de especialista em Psicologia do Esporte pelo MEC e Conselho Federal de Psicologia; Graduada em Psicologia e Educação Física; Psicóloga da Seleção Brasileira de Skate, de atletas olímpicos e paralímpicos e Professora Convidada dos Cursos da CBF Academy.
Janine Rodrigues - Educadora, escritora e psicanalista. Especialista em diversidade, letramento racial, relações étnico-raciais e antirracismo. Atua há 20 anos no trabalho das temáticas socioambientais, impacto social, equidade de gênero, cultura afro-brasileira e sustentabilidade com foco em ESG. Fundadora da Piraporiando Empresa e Presidente da Piraporiando Instituto.
Cesar Calegari - É sociólogo e educador, membro do Conselho Nacional de Educação. Foi secretário de educação básica do MEC, secretário de educação do município de São Paulo, entre outros cargos ocupados. É presidente do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada e autor de várias publicações sobre educação pública.
Irene Reis dos Santos - Especialista em neurociência e comportamento, é fundadora e CEO do Grupo Reinventando a Educação. Ela tem uma trajetória acadêmica que inclui um mestrado em Ciências da Educação e um MBA em Gestão. Dedica-se à educação amorosa, escolar e corporativa, com o objetivo de promover um desenvolvimento humano integral. Ela compartilha estratégias práticas e insights para enfrentar os desafios educacionais do século XXI.
Nilma Lino Gomes - É Pedagoga pela UFMG, com mestrado em Educação pela mesma instituição, doutorado em Antropologia Social pela USP e pósdoutorados em Sociologia pela Universidade de Coimbra e em Educação pela UFSCAR. Professora Titular Emérita da UFMG, atua como docente na pós-graduação e é professora voluntária desde 2019. Foi Coordenadora Geral do Programa de Ações Afirmativas da UFMG (2002- 2013) e Ministra da SEPPIR e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos.
Maria José Nóbrega - É formada em Língua e Literatura Vernáculas pela PUC/SP, com mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela USP. Atuou em programas de formação continuada junto ao MEC, à SEE de São Paulo e à SME de São Paulo. Atualmente é professora de pósgraduação do Instituto Vera Cruz e assessora pedagógica dos planos de aula da Revista Nova Escola.
João Carlos Martins - Regente e pianista brasileiro, é conhecido como um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach no século XX. Aos oito anos, venceu seu primeiro concurso e, aos 11, já estudava piano intensamente. Embora tenha enfrentado desafios que o fizeram abandonar o piano em 2002, devido a problemas físicos, ele encontrou uma nova vocação na regência. Atualmente, está consagrado internacionalmente, e sua orquestra, a Bachiana Filarmônica, foi a primeira do Brasil a se apresentar no Carnegie Hall.
Por - Renato Pirauá