Quem passeia pelo calçadão ou frequenta a praia da Pompeia, próximo à Praça do Surfista, pode observar ao lado da Tenda 1 a formação da escultura em areia de um homem dentro de um barco. A obra de arte é esculpida pelo artista plástico Jair Damasceno durante o workshop que desenvolve neste final de semana para público em geral, incluindo a criançada.
O trabalho começou na manhã de sábado (09) e até a hora do almoço o desenho ainda estava tomando forma no pequeno monte de areia. A previsão é que a escultura esteja pronta no final do dia deste domingo (10). A técnica de esculpir na areia vem sendo aplicada por Damasceno desde 1990, após um curso promovido pela própria Prefeitura. De lá para cá não parou mais e por conta da habilidade viajou por vários países para participar de festivais de arte.
“O prazer deste trabalho é justamente estar na praia, fazendo dela uma galeria (de arte) ao ar livre, pois o público sempre está presente”, comenta o artista. O segredo para tersucesso ao esculpir na areia é ter o material bem compactado, além de bastante água e espátulas de vários formatos, incluindo até palito de sorvete para ajudar no acabamento dos detalhes.
“O litoral sul de São Paulo possui um dos melhores tipos de areia para escultura”, destaca o artista. Ao final do workshop, a obra de arte receberá uma camada de impermeabilizante para mantê-la à disposição do público.