Com a presença de 49 bolsistas selecionados, do total de 65 candidatos, foi aberto na noite de sábado (9) o 3º Bravo Festival Orquestral de Santos. O público lotou o Teatro Guarany para apreciar os quartetos Ybirá (sopros) e Caiçara, além do violinista santista Bruno Robalo, vencedor do concurso de solistas da última edição do festival.
O evento da Secretaria de Cultura (Secult) segue com ampla programação até o próximo dia 17. O coordenador do Bravo, Rômulo Moreira, que idealizou a iniciativa após temporada de estudos na Áustria, deu as boas-vindas aos bolsistas e garantiu que o festival mudará a vida dos jovens que pretendem seguir carreira. “O festival tem por objetivo lançar novos talentos e está voltado para quem quer viver intensamente a arte”.
A participação de profissionais de renome na coordenação das masterclasses, segundo ele, é uma oportunidade de aprimoramento. “O festival representa a possibilidade de uma grande mudança na vida dos bolsistas”. Dentre os músicos, estão o maestro Marcelo Maganha, Wellington Rebouças (violino), Thiago Araújo (trompete), Joel de Souza (violoncelo) e Renato Bandel (viola).
Já Cristina Vida, coordenadora de cursos da Secult, frisou o privilégio de os jovens em participar de um festival com o perfil do Bravo e de viver em uma cidade que tem “olhar sensível” para a arte. “É uma oportunidade de contar com pessoas que amam a arte e têm o firme desejo de dividir seus conhecimentos”.
CONCERTO
Interpretando a peça Quarteto opus 93 de Karl Goepfart, o Grupo de Sopros Ybirá é integrado por Thalia Izidoro (flauta transversal), Vitor Hugo (oboé), Helena Nish (clarinete) e Manuela Santos (fagote). Já o Quarteto Caiçara, composto por Vinícius Mendes (violino), Abner Sousa (violino), Otávio Monteiro (viola) e Jeff Moutqa (violoncelo), bisou a apresentação, a pedido do público.
Bruno Robalo, interpretou o 3º Concerto para Violino, de Mozart, acompanhado da orquestra de câmara formada por Matheus Farias, Marley Chamorro, Danilo Alves, Janaína Rocha, Ageu Crispin, Jéssica Camelo.
Programação do festival:
Segunda (dia 11), 16h às 18h - Masterclass com Wellington Rebouças (violino)
Terça (12), 16h às 18h - Masterclass com Renato Bandel (viola)
Quarta (13), 16h às 18h - Masterclass com Joel de Sousa (violoncelo)
Quinta (14), 16h às 18h - Masterclass com Thiago Araújo (trompete), no Teatro Coliseu
Sexta (15), 14h às 18h - Concurso jovens solistas do 3º Bravo! Festival Orquestral de Santos, no Teatro Municipal Braz Cubas
Sábado (16), 14h às 17h - Masterclass com Maestro Marcelo Maganha da Alpha Cursos (Regência), no Teatro Municipal Braz Cubas
Domingo, 18h - Concerto de Gala e Encerramento do 3º Bravo! Festival Orquestral de Santos, no Teatro Municipal Braz Cubas