Com a presença de 49 bolsistas selecionados, do total de 65 candidatos, foi aberto na noite de sábado (9) o 3º Bravo Festival Orquestral de Santos. O público lotou o Teatro Guarany para apreciar os quartetos Ybirá (sopros) e Caiçara, além do violinista santista Bruno Robalo, vencedor do concurso de solistas da última edição do festival.


         O evento da Secretaria de Cultura (Secult) segue com ampla programação até o próximo dia 17. O coordenador do Bravo, Rômulo Moreira, que idealizou a iniciativa após temporada de estudos na Áustria, deu as boas-vindas aos bolsistas e garantiu que o festival mudará a vida dos jovens que pretendem seguir carreira. “O festival tem por objetivo lançar novos talentos e está voltado para quem quer viver intensamente a arte”.


A participação de profissionais de renome na coordenação das masterclasses, segundo ele, é uma oportunidade de aprimoramento. “O festival representa a possibilidade de uma grande mudança na vida dos bolsistas”. Dentre os músicos, estão o maestro Marcelo Maganha, Wellington Rebouças (violino), Thiago Araújo (trompete), Joel de Souza (violoncelo) e Renato Bandel (viola).


Já Cristina Vida, coordenadora de cursos da Secult, frisou o privilégio de os jovens em participar de um festival com o perfil do Bravo e de viver em uma cidade que tem “olhar sensível” para a arte. “É uma oportunidade de contar com pessoas que amam a arte e têm o firme desejo de dividir seus conhecimentos”.


         CONCERTO


Interpretando a peça Quarteto opus 93 de Karl Goepfart, o Grupo de Sopros Ybirá é integrado por Thalia Izidoro (flauta transversal), Vitor Hugo (oboé), Helena Nish (clarinete) e Manuela Santos (fagote). Já o Quarteto Caiçara, composto por Vinícius Mendes (violino), Abner Sousa (violino), Otávio Monteiro (viola) e Jeff Moutqa (violoncelo), bisou a apresentação, a pedido do público.

Bruno Robalo, interpretou o 3º Concerto para Violino, de Mozart, acompanhado da orquestra de câmara formada por Matheus Farias, Marley Chamorro, Danilo Alves, Janaína Rocha, Ageu Crispin, Jéssica Camelo.

  

Programação do festival

 

Segunda (dia 11), 16h às 18h - Masterclass com Wellington Rebouças (violino)

Terça (12), 16h às 18h - Masterclass com Renato Bandel (viola)

Quarta (13)16h às 18h - Masterclass com Joel de Sousa (violoncelo)

Quinta (14)16h às 18h - Masterclass com Thiago Araújo (trompete), no Teatro Coliseu

Sexta (15)14h às 18h - Concurso jovens solistas do 3º Bravo! Festival Orquestral de Santos, no Teatro Municipal Braz Cubas

Sábado (16)14h às 17h - Masterclass com Maestro Marcelo Maganha da Alpha Cursos (Regência), no Teatro Municipal Braz Cubas

Domingo18h - Concerto de Gala e Encerramento do 3º Bravo! Festival Orquestral de Santos, no Teatro Municipal Braz Cubas


Deixe seu Comentário