Vinte e um jovens formalizaram, na tarde desta segunda-feira (21), adesão ao curso de qualificação em serviços de alimentos e bebidas, que envolve atividades teóricas e práticas no Estação Bistrô Restaurante-Escola. Inscritos no Projeto Novo Rumo, da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social), eles integram a 12ª turma, que nesta terça e quarta contará com aulas iniciais na UniSantos, responsável pelo curso e pela administração do restaurante.
Dentre os jovens, três residem em Monte Cabrão, na Área Continental, e terão que embarcar no ônibus das 6h30 para não chegarem atrasados às aulas. “Aprender nunca é demais”, disse Bárbara Oliveira, 24 anos, que já trabalhou como ajudante de cozinha e garçonete em um restaurante. Stefany Alves, 20, também já atuou em um bar e, com Bianca Macena, as três vizinhas esperam se aprimorar na área.
Já Clebeson Gomes finalizou, em apenas seis meses, cursos de confeitaria, panificação e bolos decorados e se identificou com a área de alimentos e bebidas. “Eu não estava muito interessado em panificação, mas gostei demais de preparar salgados. E amei a confeitaria, que no começo eu achei que nem iria gostar”.
ORIENTAÇÃO - Fernanda dos Santos e Andreia Ferreira, da Sedes, esclareceram os alunos sobre o curso de treinamento profissional, com sete meses de duração e aulas ministradas pelos professores do Curso de Gastronomia e Nutrição da UniSantos. Há também aulas de inglês, a cargo da Seduc (Secretaria de Educação).
Os jovens, entre 18 e 29 anos, cadastrados nos Centros de Referência de Assistência Social, recebem vale transporte, bolsa-auxílio de um salário mínimo e seguro de vida. Ao final do curso, os que atingem o mínimo de 75% de presença e média de aproveitamento recebem certificado de conclusão emitido pela universidade.
Cerca de 300 jovens já participaram do curso de alimentos e bebidas do restaurante-escola desde a inauguração, em junho de 2012, que formou 180 novos profissionais em 11 turmas.
SANTOS
22/01/2019 12H52