Levantamento entre as cidades com mais de 50 mil habitantes é do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União

 
 
De zero a 10, Cubatão ficou com a nota 8,63 no quesito transparência na administração pública, conquistando as primeiras posições entre os 691 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes (70% da população brasileira), avaliados pela Escala Brasil Transparente - EBT 360º, que analisou as publicações de dados em portais na Internet.
 
A iniciativa indica o grau de comprometimento das administrações públicas com a Lei de Acesso à Informação nos Estados, Distrito Federal e municípios brasileiros e o volume de dados publicados na Internet sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas e lista de servidores entre as mais variadas informações disponíveis ao cidadão.

Para se ter idéia da importância da nota obtida por Cubatão, basta citar que 22 Estados e o DF tiveram nota acima de 7. Das capitais estaduais, 93% tiveram nota maior que 6 e somente 340 municipios (com mais de 50 mil habitantes) tiveram nota superior a 6.
 
Cubatão - Qualquer pessoa interessada pode acompanhar os gastos públicos e outras informações. O Portal da Transparência da Prefeitura de Cubatão está sendo reformulado para atender o cidadão de forma rápida, fácil, clara e simplificada. O novo Portal está sendo feito a partir de um modelo da Controladoria Geral da União (CGU), reunindo também sugestões do Tribunal de Contas e do Ministério Público Federal.

No site oficial da Prefeitura, www.cubatao.sp.gov.br,  o munícipe pode acessar o link http://sistema.cubatao.sp.gov.br:8080/dadosweb/loginWeb.jsp?execobj=XXPW20200