Palmira Tolotti destaca a importância da prestação de contas  

 

Não basta trilhar os caminhos que levam à captação de recursos federais voltados à melhoria da Educação. É preciso saber como aplicá-los e, principalmente, comprovar que o investimento realmente fez diferença no processo ensino-aprendizagem. O alerta partiu da analista de políticas públicas Palmira Tolotti durante capacitação voltada a gestores escolares de Cubatão. O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira (19), no miniauditório da Câmara Municipal.

Comendadora chanceler pela Ordem do Mérito Cívico e Cultural oficializada pelo Ministério da Educação, Palmira Tolotti enfatizou a importância de os gestores estarem sempre atentos aos detalhes burocráticos no momento da prestação de contas para, quando necessário, não enfrentarem tropeços em uma auditoria pública.

Ela destacou a importância de a direção registrar e documentar compras e gastos em atas e sempre solicitar três orçamentos fiéis aos produtos descritos antes de efetivar o negócio. As notas fiscais também devem discriminar cada artigo, especificando marca e modelo. "A prestação de contas deve ser compatível com os planos de ação descritos no plano político pedagógico", pontuou Palmira, PHD em Políticas Públicas na Universidade de Harvard Kennedy School, em Boston, Estados Unidos.

 Além de esclarecer dúvidas da platéia formada por diretores, coordenadores e outros integrantes da equipe gestora das unidades municipais de educação, Palmira Tolotti reforçou que o conselho escolar, como órgão máximo de deliberações dentro da escola, tem funções consultiva, fiscal e mobilizadora. Por isso mesmo seus integrantes devem estar cientes sobre suas responsabilidades cada vez que assinam um documento.

"A administração de um bem público é diferente do gerenciamento de um recurso em uma empresa privada. O diretor de uma escola, por exemplo, é responsável por qualquer informação em um processo administrativo. Por isso, ao chegar a uma escola, o diretor deve formalizar um relatório técnico descrevendo como encontrou a escola. O mesmo procedimento deve ser adotado quando deixa um estabelecimento. Esse registro deve constar no livro de atas ou em cartório", orientou a analista.

Deixe seu Comentário