refeito Pedro Gouvêa decretou três dias de luto; velório terá início às 19h na sede do Legislativo vicentino


São Vicente perdeu nesta segunda-feira (2) um filho ilustre: Renato Caruso. O ex-vereador e presidente da Câmara Municipal faleceu de insuficiência cardíaca no final da manhã, em casa, no bairro do Gonzaguinha. Há três anos ele tratava complicações causadas pela diabetes. O prefeito Pedro Gouvêa decretou luto de três dias. O corpo do político será velado a partir das 19 horas, na sede do Legislativo vicentino (Rua Jacob Emmerich, 1.195 – Centro). O sepultamento será às 11 horas desta terça-feira (3),no Memorial Vicentino (Largo da Saudade, 100 - Parque Bitaru).

 “Um homem que teve a trajetória política pautada por lutas históricas, sempre com um olhar social e humano diferenciado. Fica a saudade deste grande guerreiro que nos deixa como maior legado o acreditar na política como uma ferramenta de transformação para o bem. Que Deus conforte seus familiares neste momento tão difícil”, disse o prefeito Pedro Gouvêa.

Renato Caruso nasceu em Santos, em 11 de janeiro de 1960. Recebeu o Título de Cidadão Vicentino, outorgado pela Câmara, em outubro do ano passado. Era filho da merendeira Iraci Lopes Caruso e do motorista Natalino Caruso. Deixa os irmãos Rosa, Rivaldo, Rosana, Roseli, Regina e Rafaella.

Militância - Sua história com a política vicentina teve início ainda na juventude, em 1979, na militância em movimentos estudantis e sociais e na Pastoral da Juventude, órgão ligado à Igreja Católica. Aos 19 anos, em 1981, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), e, em 1982, no auge da luta pela redemocratização do País, foi eleito vereador com 1.573 votos. Em seu primeiro mandato, de 1983 a 1988, ocupou os cargos de vice-presidente e 2º secretário da Câmara Municipal.

Renato Caruso foi reeleito vereador em 1988 com 1.256 votos, sendo o mais votado na ocasião. Foi novamente eleito em 1992 com 1.087 votos. Assumiu o cargo de secretário de Cultura e Esportes do governo do então prefeito Luiz Carlos Luca Pedro, em 1993.

PSB -Em 1994, Caruso filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) – sigla que permaneceu até a morte –e foi eleito presidente da Câmara Municipal e líder do governo do então prefeito Márcio França. Sua gestão à frente do Legislativo vicentino foi marcada pela transparência da gestão administrativa, permitindo o acesso da população ao arquivo de documentos e disponibilizando o espaço da Casa de Leis para a comunidade.

O político também deixou sua marca em secretarias governamentais. Ainda no governo Márcio França, em 1999, Caruso foi nomeado secretário das Administrações Regionais. Passou pela diretoria de Serviços Urbanos e, em 2003, assumiu o cargo de secretário adjunto de Planejamento.

Já no governo do prefeito Tercio Garcia, de 2005 a 2012 (dois mandatos), Renato Caruso esteve à frente da Secretaria de Relações Governamentais onde se dedicou ao fortalecimento dos conselhos municipais, entre eles o da Juventude, da Mulher e da Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria da Cultura.

Nos últimos anos, Renato Caruso se dedicou à organização partidária.

Deixe seu Comentário