Evento de encerramento do semestre contou com jogos criados pelas crianças e envolveu as famílias na reflexão sobre a importância da atividade física

 

Crianças e adolescentes do projeto Escola da Bola tiveram uma aula especial no dia 14 de junho, na Unaerp Guarujá. Com a presença de familiares, elas apresentaram suas produções esportivas e refletiram sobre a importância do brincar e da atividade física na infância e adolescência.

A pró-reitora da Unaerp Guarujá, Profa. Priscilla Bonini Ribeiro, acompanhou o evento e parabenizou o envolvimento de todos. “Esse projeto trabalha as habilidades esportivas, o cognitivo das crianças e promove a transformação, e é um incentivo para nossas crianças através do esporte”. Segundo a professora Carla Luguetti, responsável pela oficina, a intenção do evento foi incentivar as famílias a acompanharem os pequenos nas atividades físicas. “Queremos motivar os pais a praticar esporte com as crianças, independente das barreiras existentes para essa prática.”

Durante o evento, foram apresentados vídeos em que as crianças e adolescentes falam sobre seus anseios em relação ao futuro, e mostraram jogos criados por eles mesmos, dentro da visão de empoderamento através do esporte. Com criatividade, eles demonstraram partidas de Hand Cone (Handebol que tem como meta derrubar cones), Handebol sentado, Futebol com mãos e pés, Pega-pega pregador (onde as crianças correm em busca de pregadores presos nas camisetas dos participantes) e voleisquete (mistura de vôlei com basquete).

Transformação pelo esporte - Se para a garotada os jogos foram pura diversão, para as famílias o resultado dessas atividades é percebido por eles no dia-a-dia. “Minha filha está há quatro meses e já conseguimos ver a mudança, ela está mais comunicativa depois que entrou para o projeto”, disse Fátima, uma das mães do projeto. Para Daniel Lopes, pai de uma das alunas, o Escola da bola é uma grande oportunidade às crianças. “Ver minha filha participando dessas atividades é muito gratificante. É uma forma que ela tem de se divertir, socializar com outras crianças e conhecer mais sobre os esportes.”

A estudante de Educação Física Rosangela Rocha Moura, uma das estagiárias do Escola da Bola, ressalta que essa experiência está sendo marcante para sua formação. “O projeto tem sido muito importante para nosso aprendizado. Participando do projeto, estamos vivenciando a nossa área. E o contato com as crianças é ótimo, elas são bem participativas”.

Escola da Bola – O projeto acontece na Unaerp Guarujá, com apoio da Fundação Fernando Lee. É realizado por professores e estudantes de Educação Física, que oferecem às crianças e jovens com idades entre 8 e 16 anos o contato com modalidades esportivas. A partir da metodologia de ensino de empoderamento por meio do esporte, a oficina tem o objetivo de envolver a garotada a entender quais são as barreiras enfrentam para fazer esporte em suas comunidades, e pensar em possíveis formas de transformação dessas barreiras.

Deixe seu Comentário